Antonio Fagundes virou assunto na internet após estrelar um vídeo do canal Porta dos Fundos sobre o Novembro Azul, ação que acontece durante o mês para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em entrevista, o artista disse que esperava uma grande repercussão, mas não tão alta a ponto de só receber mensagens sobre o tema. “Eu imaginei que iria viralizar, porque é uma coisa totalmente inusitada”, disse ele.
“Quem já me viu fora da televisão, em teatro, na internet ou no cinema, já me viu em personagens cômicos assim. Não é uma surpresa para essas pessoas. Mas quem só me conhece por novelas, eu sabia que seria no mínimo divertido”, contou o artista ao site F5, da Folha de S.Paulo. De acordo com a publicação, Antonio Fagundes já havia sido convidado para uma participação no Porta dos Fundos, mas houve problema para ajustar datas por causa dos compromissos dele com o cinema e o teatro.
+ Ex-diretor da Globo, Boni é visto caminhando por shopping dos milionários no RJ
+ Dudu Camargo é contratado por concorrente do SBT cinco meses após demissão
“Fazia um tempo que eu e a turma do Porta dos Fundos estávamos nos namorando para fazer algo por lá. Mas, quando chegou esse roteiro, além de eu ter um espaço para fazer, foi irresistível. Eu ri muito com o roteiro. E foi uma forma de unir o útil ao agradável”, comentou. Ele está fora das novelas desde Bom Sucesso (2019), trama exibida pela Globo na faixa das 19h. Antonio Fagundes deixou o elenco fixo da emissora em 2020, após 44 anos de serviços prestados ao canal.
Ao ser questionado, ele disse que já fez o exame da próstata. “Sim, eu já liberei o meu! Algumas vezes, inclusive. Até porque o homem precisa fazer isso com alguma frequência. Não é toda o dia, toda a semana… [risos]. Mas já fiz algumas vezes”, garantiu. “Eu acho que o acompanhamento médico é sempre muito importante. Não é à toa que a gente fala no vídeo que morre uma pessoa a cada 38 minutos dessa doença, por puro preconceito”, reforça o famoso.
No vídeo, o intérprete de Bruno Mezenga em O Rei do Gado (1996) estimula homens a liberarem o ânus para o exame de toque retal. Essa análise permite que o médico avalie tamanho, forma e textura da glândula para detectar a doença. “Olá, você me conhece das novelas da televisão, mas hoje eu tô aqui pra falar de um assunto sério. Você sabia que a cada 38 minutos morre alguém por câncer de próstata? Novembro tá chegando, e com ele a campanha Novembro Azul, então a pergunta que fica é: quando é que você vai liberar esse c* aí?”, questiona.