Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
LIVRE PARA VOAR

Globo escala novela com Tony Ramos que quase foi censurada em 1984

Foto de Livre Para Voar, novela da Globo com Tony Ramos
A Globo escolheu Livre Para Voar para disponibilizar no Globoplay (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

A novela Livre Para Voar (1984) foi disponibilizada pelo Globoplay. A trama de Walther Negrão contou com as atuações de Tony Ramos, Carla Camurati, Elias Gleizer, Laura Cardoso, Nívea Maria, Carlos Augusto Strazzer e Dora Pellegrino. A história quase foi censurada pela ditadura militar de abordar o alcoolismo.

Livre Para Voar detalha como dois jovens, Pardal (Tony Ramos) e Bebel (Carla Camurati), chegam a Poços de Caldas, Minas Gerais, apaixonam-se, mas escondem sua real identidade. Pardal instala-se em um antigo vagão de trem, espaço que divide com Gibi (Fernando Almeida), um menino negro que fugiu do orfanato, cujo maior sonho é ser adotado. Apesar da diferença de idade entre os dois, eles se tornam amigos e companheiros.

Patrícia Poeta conta que aprendeu a rir dos próprios erros: “Me levava muito a sério”
Afastado das novelas, Marcos Pasquim fez pé de meia com salário da Globo

Gibi vai além, acha que finalmente encontrou um pai. Emocionado ao saber do sentimento do menino, Pardal promete que fará o possível para adotá-lo. Para conseguir sobreviver, ele começa a fazer esculturas de ferro e vendê-las na cidade. A misteriosa Bebel está voltando da Europa após a morte do pai, J.J. (Jorge Dória), para assumir a fábrica de cristais que herdou.

Antes de morrer, ele pediu que ela cuidasse do negócio da família, mas que tomasse cuidado com os funcionários da empresa. Na tentativa de descobrir em quem pode ou não confiar, Bebel decide se passar pela humilde operária Cristina e começa a trabalhar na empresa servindo café. A trama da Globo mostra que Bebel fica muito amiga de Julinha (Thaís de Campos), que também serve café na fábrica de cristais, e, através dela, entrosa-se com outros moradores do local. Sua fiel governanta, Carolina (Laura Cardoso), é a única que sabe de seu segredo, e não concorda com o plano de Bebel de se passar por outra pessoa.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.