A estreia do Ilha Record conseguiu chamar a atenção dos telespectadores da Grande São Paulo. Alvo de uma das maiores campanhas publicitárias da história da emissora, o novo reality show entrou no ar com bons índices de audiência e foi responsável por um incremento de 20% na performance da rede em relação aos 6,6 pontos das quatro segundas-feiras anteriores, em que a rede transmitia o Power Couple Brasil. Além disso, o programa de Sabrina Sato atingiu um pico de 9,7 pontos em seu primeiro episódio, índice expressivo para a faixa horária.
De acordo com os dados prévios obtidos pela reportagem do TV Pop, a estreia do Ilha Record teve média de 7,9 pontos e foi assistida por cerca de um milhão e 622 mil pessoas na principal metrópole do país. O reality foi a quarta maior audiência da rede no dia, atrás de Gênesis (10,8), Jornal da Record (8,8) e do Cidade Alerta SP (8,3). Com isso, o novo formato debutou com uma performance superior a todos os episódios de segunda-feira do Power Couple Brasil 5, que teve sua melhor performance neste dia em 28 de junho, com 7,3 pontos.
A estreia do programa comandado por Sabrina Sato não teve dificuldades em ficar na vice-liderança isolada durante toda a sua exibição. O reality de confinamento empurrou o Programa do Ratinho, que está tendo um dos piores anos de toda a sua história, para a terceira colocação, com média de 5,5 pontos. A Globo, com mais uma noite dos Jogos Olímpicos de Tóquio, cravou 16,1 e garantiu a liderança folgada do horário. O quarto lugar foi para a Band, que teve 1,2 ponto com a exibição do Band Notícias e da série Largados e Pelados, seguida por 0,6 da RedeTV!.
Na Grande São Paulo, cada ponto de audiência representa a sintonia de 76.555 domicílios e 205.377 pessoas na respectiva emissora. O TV Pop divulgará o resultado consolidado da estreia do Ilha Record e dos principais programas da televisão brasileira nesta segunda-feira na manhã de terça-feira (27).