O SBT definiu como ficará sua programação para a exibição da série bíblica The Chosen: Os Escolhidos. A produção norte-americana que conta a história de Jesus Cristo a partir do ponto de vista daqueles que o conheceram estreia no dia 18 de dezembro. Serão cinco episódios da primeira temporada. Para conseguir chamar a atenção dos telespectadores, o canal decidiu começar a trama assim que terminar Terra e Paixão na Globo, em uma estratégia que lembra a adotada em 2009 com a reprise da versão original de Pantanal (1990).
De acordo com informações adiantadas pelo site Brasil Scenes, o SBT vai cancelar vários programas para viabilizar a transmissão de The Chosen no horário nobre. Na segunda-feira (18) estarão cancelados o Programa do Ratinho, de Carlos Massa, e o Arena SBT, comandado por Cléber Machado. A série vai entregar o horário diretamente para o The Noite com Danilo Gentili. Na terça (19), o programa de auditório de Ratinho novamente não será exibida e nem a sessão de filmes Cine Espetacular.
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Na quarta (20), The Chosen vai entregar diretamente para a Retrospectiva 2023, que começará às 23h30. Ratinho não será exibido mais uma vez. Na quinta (21), o SBT decidiu que a única atração da linha de shows que não será cancelada na semana é o humorístico A Praça é Nossa, que receberá o horário diretamente da série bíblica, às 23h30. O Programa do Ratinho novamente ficará fora do ar. Por fim, na sexta (22), a atração de Ratinho também será cancelada, assim como o slot de filmes Tela de Sucessos. O último episódio de The Chosen será sucedido pelo The Noite, assim como aconteceu na terça.
A aquisição de The Chosen pelo SBT foi antecipada com exclusividade pelo TV Pop em agosto deste ano. A emissora adquiriu os direitos de transmissão das três temporadas e de dois especiais. O seriado, que continua em produção nos Estados Unidos, conta atualmente com 28 episódios. Fenômeno de público nas plataformas de streaming, The Chosen nasceu como um curta-metragem produzido apenas para uma igreja dos Estados Unidos.
A produção chamou a atenção de um serviço gospel de vídeo sob demanda, que decidiu testar a recepção do público disponibilizando o conteúdo em uma rede social. O curta acabou virando um sucesso instantâneo, e a ideia virou alvo de uma campanha de financiamento coletivo. Cerca de R$ 50 milhões foram arrecadados para a produção da primeira temporada. Com o sucesso, The Chosen virou até filme. Os dois primeiros e os dois últimos episódios da terceira temporada foram lançados nos cinemas dos Estados Unidos.