A CNN Brasil e a Jovem Pan estão envolvidas em uma briga nos bastidores depois que a emissora comandada por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, fez um pedido de desculpas para o atual ministro da Justiça e possível futuro ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino. De acordo com informações divulgadas, o acirramento da rivalidade entre os canais de notícias aconteceu porque a Jovem Pan não estendeu o pedido de perdão para a jornalista Basília Rodrigues, analista de política da CNN Brasil.
No dia 29 de novembro, a comunicadora da CNN Brasil foi citada em uma crítica da comentarista Paula Schmitt, no programa Linha de Frente, da Jovem Pan. Convidada para falar sobre a indicação de Flávio Dino para o STF, Schmitt disse que, tanto Dino, na Suprema Corte, como a contratação de Basília Rodrigues, na CNN Brasil, foram para “preencher uma cota”. Em uma declaração na CNN, Basília informou que o ministro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se identifica como pardo.
+ Record escala reprise de Pecado Mortal para atrapalhar a Globo no horário nobre
+ Globo vive dia de terror e marca pior audiência do ano com jornal e duas novelas
“Eu até admiro o fato de ele ter sido colocado por uma cota. Não foi isso? É… Obesidade. Não sei se é obesidade. Eu ouvi dizer que tem que ter representatividade. Teve uma jornalista da CNN que falou sobre isso. Acho que ela entrou em uma cota também. Então eu sei que ela queria que ele fosse coleguinha de cota. Aí falaram que ele era pardo, né? As ideias assim que saem da cabeça de uns jornalistas é uma coisa fascinante até”, disse Paula, que também é articulista do site Poder360, na Jovem Pan.
Em vídeo compartilhado por Paula Schmitt nas redes sociais, Basília diz que a indicação para a Suprema Corte seria de uma pessoa não branca, “ampliando, querendo ou não, a diversidade, pelo menos no ponto de vista de cor e não de gênero, do STF”. Após a repercussão do comentário da contratada, a Jovem Pan fez um pedido de desculpas para Flávio Dino e afirmou não compactuar com as críticas de Paula Schmitt. No entanto, a emissora do Grupo Jovem Pan não fez qualquer menção de desculpas para Basília Rodrigues.
“Nós temos um recado muito importante para você que acompanha a Jovem Pan em todas as plataformas. Hoje, no programa Linha de Frente, uma convidada fez um comentário preconceituoso sobre o ministro Flávio Dino. Todos que são convidados pela Jovem Pan tem liberdade para expressar seus pensamentos e ideias. Mas o Grupo Jovem Pan não compactua com nenhuma forma de preconceito. Por isso, nos desculpamos com o ministro Flávio Dino pelo pensamento, que avaliamos como equivocado e infeliz, da nossa convidada”, diz o texto do pedido de desculpas lido pelos âncoras da emissora.
CNN Brasil exige retratação da Jovem Pan para Basília Rodrigues
Segundo o site F5, da Folha de S.Paulo, profissionais da CNN Brasil têm conversado com executivos da Jovem Pan desde o episódio. O pedido é que também haja uma retratação para Basília Rodrigues, que ficou magoada com o ataque que sofreu da comentarista da Jovem Pan. Por causa da fala de Paula Schmitt, a analista de política também tem sido atacada nas redes sociais. O assunto, inclusive, pode ir parar na Justiça. Em comunicado, a CNN Brasil defendeu a comunicadora:
Basília Rodrigues é hoje uma das profissionais mais competentes do Brasil, mérito reconhecido por meio de premiações como o Troféu Na Telinha 2023, que fez dela a Melhor Analista do ano por meio de voto popular. Em recente eleição promovida pelo Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia., ela também figura na lista de Jornalistas Negros e Negras Mais Admirados do país, sendo ainda finalista ao Prêmio Engenho de Comunicação, tradicional premiação de Brasília aos melhores profissionais do segmento. As conquistas são fruto única e exclusivamente da credibilidade alcançada por Basília junto à nossa prestigiosa audiência, capital do qual a CNN Brasil muito se orgulha. Qualquer insinuação ou declaração de caráter discriminatório é inadmissível e inegociável.