Em Terra e Paixão, Agatha (Eliane Giardini) morreu após revelar seu verdadeiro lado após se casar com Antônio La Selva (Tony Ramos). O figurino da atriz foi inspirada em na vilã de Vale Tudo (1988), Odete Roitman. Segundo Paula Carneiro, figurinista da trama, o look branco com direito a saia plissada, é uma homenagem a personagem de Beatriz Segall (1926-2018) em Vale Tudo (1989).
“Ela se arruma para dar uma entrevista, então, a gente pontua ele em um tom acima. Eu queria que ela morresse de branco, conversando com o Luiz (Henrique Rios, diretor) – que tinha me pedido uma cor clara – , decidimos colocar ela como se fosse uma ‘anja’. Tem um pouco de homenagem a ‘quem matou Odete Roitman?’, a gente quer muito fazer esse espírito”, detalhou.
+ Analista de política pede demissão da CNN Brasil após 4 anos: “Novo desafio”
+ Record escala reprise de Pecado Mortal para atrapalhar a Globo no horário nobre
A figurinista destacou que existiu um pensamento por trás do look de Agatha. “Sugeri os plissados por conta de já termos usado e pelo movimento de morte de escada, que depois a gente vai ver lá pra frente… a gente ainda não gravou essas sequências, mas queria um vestido com movimento para o que vier escrito. Fiz sete vestidos iguais”, revelou.
Apesar da personagem de Eliane Giardini morrer em Terra e Paixão, a atriz destacou que continuará na novela. A artista segue gravando cenas que serão usadas como flashbacks do passado da vilã. A veterana contou sobre uma cena em que Agatha contracena com Hélio, um dos seus filhos. “Tem uma cena linda que eu fiz agora, anteontem, com o Rafa Vitti. Um natal que ele vai visitá-la na prisão. E ele falando para ela: ‘eu vou tirar você daqui, você não vai passar mais natal nenhum aqui’. Uma cena aqui”, disse.