Em uma movimentação para minimizar os impactos financeiros de um ano abaixo das expectativas, a Walt Disney Company decidiu encerrar um de seus serviços de conteúdo sob demanda. A empresa anunciou na tarde desta terça-feira (12) que acabará com o Star+, lançado no território nacional em agosto de 2021, a partir do segundo trimestre de 2024. Os esforços da companhia passarão a ser destinados, no mercado de streaming, apenas ao Disney+, que passará por uma profunda reformulação — atualmente, a plataforma é destinada só para conteúdos familiares.
De acordo com o comunicado do conglomerado, a maior parte do catálogo do Star+ será remanejado para o catálogo do Disney+, que passará a contar com todas as produções da empresa, não ficando mais restrita aos conteúdos aptos para toda a família. Até então, conteúdos mais adultos, como a íntegra da série Os Simpsons, e as transmissões ao vivo de eventos esportivos estavam apenas no catálogo da plataforma que será encerrada em 2024. O nome Star, no entanto, seguirá sendo utilizado pela empresa na TV por assinatura e como estúdio produtor de conteúdos.
Segundo a Walt Disney Company, a fusão das plataformas de streaming tem o intuito de fazer com que todos os estúdios e canais da companhia na América Latina passem a estar centralizados num só serviço. A novidade, no entanto, deverá acarretar em novos custos para os assinantes de ambas as plataformas. O conglomerado ainda não anunciou oficialmente, mas o TV Pop apurou que haverá um reajuste no preço do Disney+, atualmente comercializado por R$ 279 anuais, para a chegada dos novos conteúdos — o combo da plataforma com o Star+ custa R$ 55,90 por mês.
A empresa conhecida pelo personagem Mickey Mouse só se manifestará sobre a nova tabela de preços da plataforma de streaming em 2024. Até agora, não há sequer uma definição do que será feito com os atuais assinantes do Star+, que ganhou capilaridade no Brasil justamente por conta das transmissões de eventos esportivos ao vivo. Ao decorrer dos últimos anos, várias partidas da Copa Libertadores foram transmitidas pelo serviço, responsável pela distribuição do conteúdo on demand da ESPN no Brasil.