A Globo pagou uma indenização de R$ 60 mil por danos morais para Sidney Aparecido Ramos da Silva, mais conhecido como Sidão. O goleiro ganhou repercussão nacional pelo Craque do Jogo, em 2019. O futebolista processou a emissora em 2020.
Em 2023, a Justiça de São Paulo condenou a emissora a indenizar o jogador. A Globo entrou com um recurso, mas perdeu em todas as instâncias e resolveu realizar o pagamento ao atleta. As informações são da Folha de S.Paulo. A situação ocorreu em 2019 em um jogo entre o Vasco e o Santos. No jogo, o time carioca perdeu de 3 a 0. O Craque do Jogo era um prêmio realizado por meio de votação aberta e internautas votaram no goleiro.
Sidão chegou a usar as redes sociais na ocasião e tratou como um constrangimento generalizado. “Uma trajetória com muita luta, sempre foi assim a minha vida. ‘Do caos, surgem as oportunidades‘. Que esse constrangimento generalizado toque cada um de nós (atletas, jornalistas, técnicos, dirigentes, agentes, torcedores…), enfim, todos os que buscam e tentam fazer um futebol melhor, tendo como pilar principal o respeito profissional”, escreveu o goleiro.
+ Autor detalha reunião violenta na Globo por causa de fracasso de novela
+ Fora da Globo, Cléber Machado abre o jogo sobre o fim da Central do Apito
O atleta afirmou que teve um prejuízo após a repercussão do caso. Em sua defesa, a Globo afirmou que mudou o formato da votação do Craque do Jogo. Desde o ocorrido, os comentaristas da transmissão, votam com peso 1 para cada. A decisão do público na internet tem o mesmo valor e, ao final da soma, é definido o destaque da rodada. Em caso de empate, o narrador dá o voto final. O canal também chegou a publicar um pedido de desculpas ao jogador.
“O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu”, disse, na ocasião. “Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão”, concluiu.