Em uma tentativa de se adaptar aos novos tempos, a Globo trocou o personagem Zinho interpretado por Cosme dos Santos em 1993. No remake de Bruno Luperi, o personagem será vivido por Samantha Jones como Zinha. Não foi a única alteração, a trama também trocou o padre Lívio de religião e o anunciou como um pastor evangélico. A informação é do Extra.
Zinha será filha de Jupará (Evaldo Macarrão) e de Flor (Julia Lemos), uma jovem que foi criada como uma irmã para João Pedro (Juan Paiva) e domina a lida do cacau. Tem em Morena (Ana Cecilia Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes), seus padrinhos, suas grandes referências depois da morte de seu pai. Ela vive a tristeza eterna deste luto e atribui a tragédia à falta de competência do médico José Augusto (Renan Monteiro).
A novela Renascer tem direção artística de Gustavo Fernandez. A primeira fase da novela mostrará a vida de José Inocêncio se confundindo com a de Maria Santa (Duda Santos) que precisará de Jacutinga (Juliana Paes) para atuar como cupido no romance. Conselheira e grande amiga, a cafetina será a parteira dos quatro filhos do casal: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e de João Pedro (Juan Paiva). Maria Santa morre logo após dar à luz ao filho caçula, para desespero de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), que nunca conseguirá superar esse trauma.
+ Ator da Globo diz que Renascer é “uma das melhores novelas” de Benedito Ruy Barbosa
+ Globo consegue derrubar liminar, mas TV de Collor continua como afiliada
O remake também sofrerá mudanças na abertura. A Globo escolheu mudar a canção e escolheu Lua Soberana, de Ivan Lins e Vitor Martins, para abrir a trama e estão sondando alguns intérpretes para a canção. Em 1993, a história era conhecida pela música Confins, de Ivan Lins. A nova história terá menos cenas em Ilhéus, na Bahia, por questões de custo e logística. O canal tomou a decisão de investir na cidade cenográfica e em locações no Rio de Janeiro.