O lançamento da série documental Vale o Escrito — A Guerra do Jogo do Bicho, em 2023, acabou abalando a parceria da Globo com os carnavalescos do Rio de Janeiro. Diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Liesa, Gabriel David revelou que o sucesso da produção acabou prejudicando a imagem do Carnaval carioca.
Em entrevista à Veja, o diretor afirmou que sua participação no documentário se resume a falar sobre o Carnaval, e é por isso que as abordagens sobre os jogos ilegais não estão relacionadas ao seu trabalho. “Eu não dei uma entrevista para um documentário que falaria sobre guerra do jogo de bicho, até porque eu não tenho nada a ver, não conhecia praticamente nenhuma das histórias que estavam ali porque a maioria delas aconteceu antes de eu nascer”, declarou.
“Eu dei uma entrevista justamente falando sobre o Carnaval, porque eu entendo de entretenimento, nunca trabalhei com jogo na minha vida, nem tenho essa pretensão”, continuou. Gabriel David está à frente do marketing da Liesa há quatro anos, por isso se preocupa com a imagem do Carnaval carioca. Com o documentário da Globo, o diretor afirma que a reputação das escolas de samba e dos profissionais que estiveram em altos cargos no passado pode ser prejudicada.
“Da forma como o documentário foi colocado, afetou negativamente o Carnaval e as instituições de escolas de samba. O documentário, do ponto de vista de entretenimento, é excelente. Para o posicionamento do Carnaval, ele é muito negativo, porque retratou o lado negativo das escolas. Não só das escolas, mas de algumas pessoas que já passaram pelas escolas”, avaliou.
Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho foi lançada pela Globo em novembro de 2023. A série documental detalha a prática proibida por lei do jogo do bicho, que se organiza como um negócio de milhões, dividido por territórios, chefiado por representantes de núcleos familiares poderosos. Entre os diversos assuntos retratados na tela, está a representação de como os jogos aconteciam no Carnaval.