A Globo admitiu, mesmo que internamente, que errou com a escalação de Elas por Elas na faixa das 18h. A trama se tornou a novela com a pior audiência do horário na história da emissora e até agora tem sido difícil reverter os índices, mesmo com alterações no roteiro. Também é comentado nos bastidores quem seriam os responsáveis pela escalação do folhetim contemporâneo em um horário que costuma ter mais novelas de época ou regionais.
De acordo com o portal F5, reuniões que acontecem entre a equipe que produz a novela e as áreas de estratégia avaliam que a líder de audiência tem culpa no fracasso que o remake representa no horário. Os funcionários da emissora atribuem a culpa da escalação da novela na faixa das seis ao antigo diretor de Entretenimento, Ricardo Waddington, que foi o responsável por bater o martelo e colocar o folhetim nesse horário. Os novos diretores de programação não tiveram tempo suficiente para realizar qualquer mudança na fila, já que assumiram seus respectivos cargos apenas três meses antes da novela estrear.
+ Globo entra em alerta e teme que Rodriguinho vire Karol Conká do BBB 24
+ Paolla Oliveira se esgota com críticas sobre o próprio corpo: “Não me deixam em paz”
Para conseguir reverter um pouco da crise, os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson e seus colaboradores tiveram que apostar em mais sequências românticas do que engraçadas, que é o que a faixa das 19h costuma pedir. A média geral de Elas por Elas até agora é de 14,7 pontos de audiência, sendo este o pior registro da história da faixa na Globo.
A Globo já se movimenta para elevar os índices de audiência do horário e escalou No Rancho Fundo para estrear em abril. A novela de Mário Teixeira terá uma pegada romântica e divertida como foi Mar do Sertão (2022), que foi definitivamente um acerto do autor que elevou os números e chamou atenção dos telespectadores no horário.