INTLIGÊNCIA ARTIFICIAL

Mateus Solano denuncia empresas depois de ser ‘rosto’ de golpe: “Estão dando aval”

Foto de Mateus Solano
Mateus Solano revelou que alvo de crime virtual (Foto: Reprodução/Instagram)

Mateus Solano usou as redes sociais para fazer um alerta aos seguidores, nesta segunda-feira (29). Através do Instagram, o ator da Globo afirmou que foi alvo de deepfake, que é uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que muda o rosto e a voz de celebridades e pessoas comuns, a fim de promoverem produtos ou apenas disseminarem fake news. “Minha gente, eu vim falar algo sério com vocês. Eu peço a todos que tomem muito cuidado com o que veem na internet. Verifiquem sempre a fonte das informações para que não caiam em qualquer tipo de golpe por mais convincente que seja. Com o avanço dessas novas tecnologias, Inteligência Artificial, está cada vez mais difícil discernir verdade da mentira”, iniciou.

“Eu, recentemente, fui alvo de um vídeo de deepfake, usado indevidamente para promover a Loto Fácil, sem o meu consentimento, afirmando que eu estaria ganhado dinheiro com esse esquema. “Eu não venho aqui só para avisar qualquer um que tenha ficado com dúvida que o vídeo é falso, mas também para pedir que as plataformas em que esses anúncios circulam se responsabilizem por essas fake news, que estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano”, continuou Mateus Solano.

O ator denunciou as empresas que permitem esse tipo de disseminação. “Então são empresas como Meta, Tik Tok e Kwai, que estão dando aval para pessoas maliciosas criarem contas fantasmas feitas especificamente para divulgarem desinformação. Você pode criar um perfil descartável com o nome de qualquer pessoa e fazer anúncios, que são revisados por uma ferramenta incapaz de identificar conteúdos problemáticos. Mesmo que essa conta seja banida ela pode ser facilmente substituída por outra com as mesmas características”.

+ Em queda livre, BBB 24 decepciona público e tem pior ibope pela 3ª semana seguida
+ Anitta terá desfile próprio na Marquês de Sapucaí com transmissão da Globo

“Por isso essas plataformas precisam garantir a veracidade dos conteúdos que elas divulgam, porque enquanto essas mentiras rodam na internet, essas plataformas estão lucrando milhares de reais com fake news. Então eu convido também a Caixa Econômica a se pronunciar sobre o vídeo, já que a Loto Fácil é um sistema de loteria de responsabilidade dela e que está usando tecnologia de forma maliciosa e ilegal para a sua divulgação. Enquanto isso, vamos torcer para que isso se resolva com o mínimo possível de pessoas enganadas no processo”, concluiu.

Leia mais