Gustavo Reiz escreveu uma novela pela primeira vez na Globo e a queda de audiência fez com que a emissora escalasse Ricardo Linhares para salvar Fuzuê em outubro de 2023. O canal também chegou a fazer mudanças depois do grupo de discussão.
O autor pontuou que a ideia da novela era uma celebração ao gênero e afirmou que não se sente mal pelas mudanças que ocorreram ao decorrer da trama. “Eu sempre disse que essa novela era uma celebração ao gênero. E foi. Mudanças ao longo da trama não deixam de ser uma característica da telenovela. Não sou um autor que sofre por ter que mudar algo que estava planejado. Acho que o autor de novela precisa ser desapegado e estar alinhado com a produção”, pontuou em conversa com O Globo.
Prestes a entrar na reta final de Fuzuê, o autor relatou que Ricardo Linhares o ajudou. “A entrada do Ricardo, que é um medalhão e um autor que admiro, rendeu uma troca muito enriquecedora. Investimos mais no melodrama, nos aprofundamos em alguns temas. Foi um privilégio contar com essa colaboração dele”, disse.
+ Não é só na Globo: maior emissora de Portugal vai produzir remake de sucesso
+ Globo vira alternativa ao SBT e libera segunda temporada de série mexicana
Gustavo Reiz estava longe da função de ator desde o final de Belaventura (2017). Na Record, ele também escreveu Dona Xepa (2013) e Escrava Mãe (2016). “Escrever novela na Globo é fazer parte da engrenagem que me tornou um apaixonado pelo gênero. Fico feliz e muito emocionado com isso. E novela é sempre um fuzuê de emoções, principalmente no caso deste projeto, que começou em 2019, enfrentou uma pandemia e várias mudanças ao longo do período”, afirmou ao O Globo.
“É uma vitória chegar ao fim com equipe e elenco apaixonados pela novela, todos sempre muito envolvidos e entregando o máximo para contar essa história. É uma longa jornada, de muito aprendizado. Já termino com saudades. O elenco foi um grande acerto. E considero que trazer alegria e otimismo, também. O autor sempre acha que poderia fazer diferente depois de assistir a trama no ar, mas essas correções são feitas no meio da jornada, com o trem em movimento”, disse.