Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
OS GIGANTES

Globoplay disponibiliza novela que teve autor demitido por pressão de empresas

Foto da novela Os Gigantes
Os Gigantes foi disponibilizada pelo Globoplay (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A Globo disponibilizou no projeto Fragmentos, que relança capítulos de novelas dos anos 1970 e 1980, do Globoplay, a trama Os Gigantes (1979). Escrita por Lauro César Muniz, com direção de Régis Cardoso e Jardel Mello. A trama fez duras críticas às empresas multinacionais, que pressionaram a Globo para que mudanças fossem feitas. O autor foi demitido antes do final e Walter George Durst escreveu o último capítulo.

Na trama, a jornalista Paloma Gurgel (Dina Sfat) retorna ao Brasil, depois de viver um longo período no exterior trabalhando como correspondente internacional, para visitar o irmão gêmeo, Fred (João Batista Vieira), internado em coma no hospital, após uma cirurgia no cérebro. Angustiada com seu sofrimento, Paloma decide desligar os aparelhos que o mantêm vivo, o que a coloca em pé de guerra com a cunhada Veridiana (Susana Vieira), que a acusa de ter praticado eutanásia.

A trama disponibilizada pelo Globoplay teve pela primeira vez a eutanásia abordada como tema de novela, levantando discussões sob o ponto de vista científico, ético e religioso. Ainda hoje a prática é considerada crime de homicídio no Brasil. Além da questão familiar, Paloma se vê envolvida em um triângulo amoroso: ela reencontra o fazendeiro Fernando Lucas (Tarcísio Meira) e o médico Francisco Rubião (Francisco Cuoco), ambos amigos de infância da jornalista, que se declaram apaixonados por ela.

Globo retoma tradição e escala Bonner e Lo Prete para eleições nos Estados Unidos
Estreia do Circo do Tirú faz Datena de palhaço e eleva audiência do SBT em 32%

Segundo o site Memória Globo, uma câmera portátil, que permitia enquadramentos diferentes dos tradicionalmente usados em televisão, foi o segredo do diretor Régis Cardoso para explorar ao máximo as expressões dos atores. Apelidado pela equipe de produção de “Paloma”, o equipamento estava sempre nas mãos do diretor em busca do ângulo perfeito, deixando transparecer toda a angústia da protagonista e dos demais personagens.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.