O Tá na Hora teve uma estreia surpreendente no quesito audiência: apesar de ter perdido para a Band em seu horário completo, o novo jornalístico da emissora de Silvio Santos não derrubou os índices de audiência da rede e conseguiu um desempenho em linha com os números obtidos pelas novelas mexicanas que ocupavam a faixa até a última sexta. Com índices crescentes ao decorrer de sua exibição, o programa de Christina Rocha e Marcão do Povo se destacou principalmente no embate com a edição regional do Brasil Urgente, empurrando Datena para o quarto lugar.
Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, apontam uma inesperada vitória do estreante diante do tradicional jornalístico policial da Band. No horário de exibição da edição regional do Brasil Urgente, entre 18h50 e 19h20, Christina e Marcão conseguiram vencer José Luiz Datena por 4,0 a 3,6 pontos de média, com um pico de 4,4 pontos obtido às 19h02, em um minuto que o programa adversário pontuava 3,9.
Nem mesmo os executivos mais otimistas da emissora de Silvio Santos apostavam em um desempenho tão positivo do Tá na Hora logo em sua primeira edição. Nos bastidores do canal, boa parte das apostas envolvendo o novo projeto beiravam o apocalíptico, principalmente depois do desastre dos novos horários das novelas mexicanas e do Fofocalizando. Uma vitória, mesmo que apenas contra parte do Brasil Urgente, foi uma conquista inesperada para a diretoria da rede, que avalia que a atração conseguiu reter parte do público que ainda não sabia da nova programação.
A releitura do Aqui Agora também conseguiu superar o Jornal da Band enquanto ambos disputaram público, das 19h20 às 19h44: apesar de terem perdido ibope no comparativo com o confronto com a edição regional do Brasil Urgente, Christina Rocha e Marcão do Povo conseguiram bater Eduardo Oinegue e Joana Treptow por 3,9 a 3,5 pontos de média. A vitória também foi festejada, já que Minha Fortuna é Te Amar tinha dificuldades para superar o principal telejornal da emissora concorrente.
Tá na Hora de mudar de canal e colocar na Globo?
Com três das quatro principais emissoras de televisão aberta disputando o mesmo tipo de público, quem conseguiu se destacar foi a Globo: beneficiada pela guerra dos formatos populares, a rede cresceu exponencialmente na comparação com as últimas quatro segundas-feiras e conseguiu ter mais telespectadores do que a soma dos públicos de Record, Band e SBT na faixa em que o Tá na Hora esteve no ar, entre 17h32 e 19h44. Elas por Elas, que chegou a sofrer com o Cidade Alerta em diversas ocasiões, marcou pico de 20,4 pontos — marca quase inimaginável até dias atrás.
Apesar de ter ficado em terceiro lugar no embate com Christina Rocha e Marcão do Povo, a Band só conseguiu vencer o novo jornalístico do SBT com um dos três programas exibidos no confronto com a nova atração: foi a edição nacional do Brasil Urgente, que superou o Tá na Hora por 4,3 a 3,8 pontos de média das 17h32 às 18h49. Distante da disputa pelo terceiro lugar, aparece a Record, com 7,8 pontos de média — a emissora não foi afetada pelo surgimento de seu novo rival e sequer chegou perto de ser incomodada pelos concorrentes durante o embate simultânea dos formatos.
Qual foi a audiência da estreia do Tá na Hora?
- Globo: 17,1 pontos de média (+8% no comparativo com as últimas quatro segundas);
- Record: 8,2 pontos de média (+4%);
- Band: 4,0 pontos de média (+3%);
- SBT: 3,8 pontos de média, 4,4 de pico às 19h02 e 6,8% de share (-13%);
- Gazeta: 0,7 ponto de média (-13%);
- Cultura: 0,5 ponto de média (-33%);
- RedeTV!: 0,5 ponto de média (+25%).
Na Grande São Paulo, cada ponto simboliza a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos. O TV Pop revelará os dados consolidados de audiência do Tá na Hora e da nova programação do SBT no início da tarde de terça-feira (19).