A Globo está em festa com os índices de audiência do BBB: em uma noite marcada por engajamento recorde nas redes sociais, com comentários inflamados de telespectadores pedindo a expulsão de MC Bin Laden e Davi Brito, o reality show mais assistido do país conquistou uma marca histórica de ibope. Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, indicam que a atração conseguiu ser sintonizada por mais domicílios do que Renascer — é extremamente raro que qualquer outro programa supere a novela das 9.
Em cartaz entre 22h26 e 00h02, o programa comandado por Tadeu Schmidt foi acompanhado por 47,2% dos televisores ligados na principal metrópole do país, enquanto Renascer (transmitida das 21h17 às 22h25) assegurou a sintonia de 43,7% dos lares da Grande São Paulo. Além da conquista histórica diante do produto mais importante da teledramaturgia brasileira, o BBB emplacou ainda seu melhor desempenho de audiência dos últimos 700 dias. Com média de 24,2 pontos, o episódio desta terça-feira (26) do reality foi o mais visto do formato desde 26 de abril de 2022.
Até então, a atual temporada do Big Brother Brasil não havia passado de 23,3 pontos de média. O outrora recorde da 24ª edição da corrida pelo prêmio milionário havia sido conquistado em duas ocasiões distintas: no segundo episódio do programa, transmitido na noite de 9 de janeiro, e em 12 de março, com a eliminação da influenciadora Yasmin Brunet. Levando em consideração apenas a média dos episódios levados ao ar nas noites de terça-feira, a briga entre MC Bin Laden e Davi Brito incrementou os índices de audiência do reality show em 14%.
BBB fez concorrência brigar por migalhas
O desempenho recorde do BBB 24 fez com que as principais rivais da Globo protagonizassem uma enfadonha disputa por números residuais: somados, todos os canais da televisão por assinatura e as demais emissoras disponíveis em sinal aberto tiveram apenas 12,0 pontos de média — ou seja, todas as outras plataformas de conteúdo linear juntas não conseguiram sequer chegar a metade do número de telespectadores alcançados pela Globo durante a exibição do reality show, que chegou a marcar pico de 27,0 pontos.
Considerando os canais abertos, apenas a Record (3,4) e o SBT (3,0) conseguiram ter uma performance que fugisse do residual de ibope. Os demais canais aferidos em tempo real sequer tiveram capacidade para ultrapassar a barreira decimal de audiência: o filão das emissoras com performance decimal foi aberto por Band (0,9) e RedeTV! (0,7), seguidas por Record News (0,2), Cultura (0,2), Rede Vida (0,2), TV Aparecida (0,1) e TV Brasil (0,1), enquanto a Gazeta e a RIT não pontuaram. Somados, os canais da televisão por assinatura marcaram 3,2 pontos de média.
Na Grande São Paulo, cada ponto simboliza a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos. O TV Pop revelará os dados consolidados de audiência do episódio histórico do BBB 24 no início da tarde desta quarta-feira (27).