A Globo decidiu focar na rivalidade contra o YouTube para vender cotas ao mercado publicitário. A líder de audiência quer mostrar que consegue atingir mais público do que a plataforma de vídeos e deixou para trás a guerra contra as principais emissoras de TV aberta, como a Record, SBT e a Band. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, o canal fará investimento de R$ 5 bilhões em 2024 para aprimorar principalmente o Globoplay, que é seu serviço de streaming.
A ideia da Globo é investir em conteúdo e tecnologia nos próximos meses, a fim de manter seu alcance acima do YouTube. A plataforma de vídeos atinge 120 milhões de brasileiros anualmente, de acordo com dados da Comscore. A emissora carioca, por sua vez, tem alcances muitos superiores. Segunda dados do Kantar Ibope, a novela Renascer atinge 70 milhões de brasileiros por semana, enquanto o BBB 24 já chegou a 110 milhões.
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“Acho que está claro que nossa força é muito grande, e como a TV aberta ainda é muito relevante”, afirmou Leonora Bardini, atual diretora de programação e marketing da Globo. Os números que as principais produções da emissora atingem superam de forma significativa os dados do YouTube.
Não é possível negar, entretanto, que a plataforma gratuita de vídeos do Google é um verdadeiro sucesso e tem crescido cada vez mais nos últimos tempos. Ainda assim, a Globo pretende mostrar para o mercado publicitário que a vantagem de estar na TV aberta supera a concorrente. A emissora acredita que o fato de também ter a TV paga e o streaming próprio a seu favor é a porta de entrada principal para a casa de muitos brasileiros.