O mês de abril começou com uma série de cortes no Grupo RIC, parceiro da Record e da Jovem Pan no Paraná: duas semanas depois de promover um evento prometendo investimentos ao longo do ano, o conglomerado demitiu cerca de 80 pessoas em todo o estado. Nem mesmo âncoras das duas emissoras foram poupados do passaralho. Evandro Harenza, ex-apresentador da Globo que havia sido contratado há apenas 11 meses, foi dispensado pouco antes do início de seu telejornal nesta terça-feira (2). Rafaela Moron, principal âncora da Jovem Pan News, também foi cortada.
A reportagem do TV Pop apurou que há a possibilidade de que a operação paranaense da Jovem Pan News seja encerrada nos próximos dias. Lançada em março de 2022 para substituir a então recém-criada RIC FM, que nunca conseguiu ser competitiva no dial curitibano, a rádio de notícias se expandiu rapidamente pelo estado, contando com afiliadas também em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, mas tem faturamento abaixo das expectativas. Rafaela, demitida depois de comandar o RIC Notícias Dia desta terça, completaria uma década no conglomerado em outubro.
Ex-apresentador da RPC, afiliada da Globo no Paraná, Evandro Harenza completaria 1 ano de trabalho na afiliada da Record em maio. Ele dividia o comando do RIC Notícias Live, noticioso que substituiu a versão regional de A Hora da Venenosa, com Manuella Niclewicz, ex-repórter da CNN Brasil — ela apresentou o telejornal sozinha nesta terça-feira e, nos próximos dias, deve ganhar companhia de Bruno Prévidi no comando do jornalístico. Ele já apareceu no formato na edição de hoje, mas apresentando apenas ações de merchandising testemunhal.
Cortes também atingiram portal de notícias
Recém-reformulado e renomeado para RIC.com.br, o portal de notícias do conglomerado foi praticamente dinamitado: todas as equipes de produção de conteúdo baseadas no interior do Paraná foram demitidas, restringindo a operação do site aos profissionais que atuam na Redação curitibana da empresa. Dentre os principais nomes demitidos, está Alessandra Bocchi, vista por colegas como uma das mais competentes editoras de conteúdo da afiliada da Record, dando expediente na companhia desde setembro de 2013.
O passaralho promovido pelo Grupo RIC também atingiu repórteres e apresentadores substitutos. Rudnei Vieira, que atuava como âncora plantonista das versões curitibanas do Cidade Alerta e do Balanço Geral, foi dispensado às vésperas de completar dois anos como funcionário da emissora. Contratado pela empresa em maio de 2022, ele era um dos principais repórteres do Balanço Geral Curitiba, atuando como uma espécie de porta-voz da população.
Nos bastidores, há o comentário de que as cerca de 80 pessoas demitidas nesta terça-feira apenas abriram o processo de contenção de custos decretado pelo Grupo RIC, que já havia aberto mão de seu principal apresentador no início de março. Mais demissões devem acontecer ainda nesta semana.