Contratado da Band desde 2003, Datena anunciou que afiliou-se ao PSDB para seguir carreira política. Apresentador do Brasil Urgente, o jornalista tem sido observado pela emissora, que pretende não ter prejuízos caso o veterano opte por antecipar o fim de sua carreira no jornalismo para ocupar uma posição na política. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, o contrato do âncora com o canal do Morumbi vai até o fim de 2024, por isso a ideia da empresa é que o funcionário continue no posto na TV até o fim de seu vínculo.
A Band prefere que Datena continue no posto tendo em vista que o Brasil Urgente é a terceira melhor audiência de São Paulo em sua faixa de exibição, ficando atrás da Globo e da Record, e à frente do SBT. O noticiário bate de frente com o Tá na Hora, apresentado por Marcão do Povo e Christina Rocha, e consegue levantar os índices de audiência para o Jornal da Band, que vem logo em seguida.
+ Marieta Severo diz não ligar para opiniões sobre seu envelhecimento: “Não quero saber”
+ Cotada para remake de Vale Tudo, Leandra Leal abre o jogo sobre convite
Apesar da decisão de Datena de encarar de vez a política, a Band já determinou quem será seu substituto no Brasil Urgente. Apresentador do Bora Brasil e filho do jornalista, Joel Datena deve passar a comandar o noticiário quando o pai deixar a TV. O profissional foi sondado pelo SBT e pela Record no ano passado, mas renovou seu contrato com o canal do Morumbi até 2027.
Datena pode ser vice de Tabata Amaral (PSB) ou candidato à prefeitura de São Paulo, como defendem os integrantes do PSDB. Na última quinta-feira (4), ele participou de evento com Marconi Perillo, presidente do PSDB, Paulo Serra, presidente estadual do partido, Duarte Nogueira, presidente da federação PSDB-Cidadania no estado, e José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB.