A Cultura está disposta a celebrar os 55 anos de existência em grande estilo, a partir de junho deste ano. A emissora pública retomará sua dramaturgia com o lançamento de uma série que conta a história da migração de nordestinos para São Paulo a partir de 1945. O elenco deve contar com grandes nomes da TV como Vladimir Brichta e Lázaro Ramos, que atualmente trabalham em novelas da Globo.
De acordo com o Notícias da TV, o trabalho se chamará Quando Eu Vim-me Embora e terá direção e roteiro de João Falcão. A história é baseada no livro homônimo do historiador Marco Antonio Villa, que atualmente é comentarista do Jornal da Cultura. O trabalho sucede a série Independências, que fala sobre os 200 anos de independência do Brasil e serviu como um experimento para o canal, que precisava de incentivos para retomar produções próprias nesse segmento.
“Era um movimento absolutamente ousado e estético, mas sobre os 200 anos da independência. Porque a gente não tem nem a expertise nem o orçamento que tem uma Globo e outros streamings. Então a gente só poderia retornar pra dramaturgia com uma questão que chamasse a atenção esteticamente. Óbvio que foi um experimento”, disse Enéas Pereira, vice-presidente executivo e diretor de programação da TV Cultura.
+ Empregada doméstica processa mulher de Renato Aragão e cobra direitos trabalhistas
+ Galvão Bueno já tem data para iniciar gravações de reality show na Globo
Pereira também falou sobre a importância de retratar esse momento na história do Brasil. “É importante para nós por essa questão de que São Paulo, até 1945, era uma cidade europeia, composta por imigrantes. Tanto que se diz que São Paulo se tornou uma cidade brasileira após a onda migratória que começa em 1945, dos nordestinos, e que são tão importantes e construíram essa cidade como italianos, espanhóis, libaneses, japoneses. A gente olha um pouco pra isso que foi e é considerado o maior movimento migratório pós-guerra e da década de 1970 do mundo”, declarou.
“Um belo dia entram [os roteiristas e diretores] João Falcão e Guel Arraes pela minha porta, sugerindo fazer algo. O Guel estava muito envolvido em O Auto da Compadecida 2, e o João já tinha terminado o roteiro, tinha composto as músicas. Como eles são parceiros, a gente veio, o João topou. Aí devem vir Lázaro Ramos, Vladimir Brichta, algumas pessoas para compor [o elenco], que já são parceiros do João ao longo da trajetória”, complementou.
A ideia é estrear Quando Eu Vim-me Embora no segundo semestre de 2024. A programação de comemoração do aniversário da Cultura irá ao ar a partir de junho.