O Chega Mais passará por mudanças pela terceira vez em menos de 45 dias de exibição: desta vez, pressionada diante dos baixos índices de audiência e de denúncias de assédio moral contra um dos diretores da atração, a cúpula do SBT decidiu afastar os dois responsáveis por comandar o programa até aqui. A partir de segunda (29), o matinal passa a ter a assinatura de Ariel Jacobowitz, até então responsável pela direção-geral do dominical de Eliana Michaelichen, que deixará a emissora no final de junho. Carlos Aleixo e Marcelo Kestenbaum, por sua vez, vão para a geladeira.
Kestenbaum, convocado pelos executivos da emissora de Silvio Santos, sequer chegou a completar um mês como diretor-geral da revista eletrônica. Ele estreou no matinal em 4 de abril por conta de um pedido feito por Carlos Aleixo, primeiro responsável pela atração. Carlinhos, como é chamado pelos colegas, não tinha experiência em formatos diários e precisou pedir para que a diretoria do canal escalasse alguém com mais rodagem para dividir o projeto. Aleixo preferia Letícia Flores, do Tá na Hora, mas teve que se contentar com Kestenbaum, que esteve a frente do Vem Pra Cá.
A chegada de Marcelo Kestenbaum, no entanto, piorou ainda mais os problemas internos do Chega Mais. Os profissionais, que antes se queixavam de desorganização e de acúmulo de funções sem nenhuma remuneração adicional, passaram a lidar com cobranças acima do tom. Nas últimas semanas, ao menos sete funcionários do programa entraram em licença-médica — todos receberam o diagnóstico de esgotamento mental, com laudos que variam entre síndrome de burnout e estresse excessivo. A nova gestão foi alvo de várias reclamações no departamento de Recursos Humanos.
Em seu comunicado oficial, reproduzido no final desta reportagem, o SBT optou por não expor os motivos da saída de Carlos Aleixo e Kestenbaum. A emissora de Silvio Santos apenas disse que os dois seguem contratados da empresa, mesmo sem novos projetos no momento, e que a nova mudança de comando do matinal é para que o programa consiga atingir seu “potencial de crescimento e desenvolvimento”, sendo que a troca de diretores seria apenas parte de uma “reestruturação natural”.
Novo diretor do Chega Mais já foi alvo de denúncias de assédio
Escolhido para tentar contornar a crise e a insatisfação dos colaboradores do Chega Mais, Ariel Jacobowitz não é um nome visto com muita simpatia por seus colegas de trabalho. Há dois anos, foi o responsável por causar uma espécie de greve entre os funcionários do programa Eliana, que decidiram se rebelar diantes de recorrentes casos de assédio moral praticados pelo diretor. O caso foi parar no Sindicato dos Radialistas, que denunciou a situação em um boletim divulgado no início de 2022.
“Em 24 de novembro, a equipe do programa da Eliana foi assediada moralmente pelo diretor do programa, forçando os trabalhadores a reagirem. A mesa do switcher foi fechada e só foi reaberta depois que a supervisão foi ao local por exigência dos trabalhadores”, explicou o coletivo, que afirma que as situações de assédio moral são recorrentes nos bastidores. “Isso já vem acontecendo há tempos, sem mudança de postura do RH e da gerência, como de supervisores e gestores que, em consequência, chegamos a direção, que não fez nada até agora”, lamentou o órgão.
Na ocasião, o histórico de problemas nos bastidores de Eliana não era recente. A situação havia piorado por conta dos horários de trabalho cada vez mais atípicos: profissionais que dão expediente no dominical chegavam a trabalhar por 14 horas consecutivas, e não raramente precisavam ficar na emissora até o meio da madrugada. O SBT, por sua vez, não estava arcando com o pagamento de horas extras para os colaboradores, tendo adotado o regime de banco de horas — na teoria, a pessoa teria uma folga proporcional ao tempo extra trabalhado.
A seguir, confira a íntegra do comunicado do SBT sobre as novas mudanças no Chega Mais:
A Assessoria de Comunicação informa que, a partir de segunda-feira, 29, o programa “Chega Mais” passará a ser comandado pelo experiente diretor Ariel Jacobowitz. Até o mês de junho, Ariel continuará também na direção geral do Programa Eliana e a partir de então se dedicará integralmente ao projeto “Chega Mais”. Informamos ainda, que Marcelo Kestenbaum e Carlos Aleixo estarão disponíveis para outros projetos.
Vale ressaltar que para o SBT a atração tem enorme potencial de crescimento e desenvolvimento e que para atingir este objetivo, passa por uma reestruturação natural para um projeto desse porte, ao vivo e com quatro horas de duração. O “Chega Mais” segue no seu objetivo de ser um programa relevante, popular, com informação e entretenimento nas manhãs do SBT, e já cumpre a sua missão comercial de trazer novos anunciantes.