A cantora Fafá de Belém usou as redes sociais para soltar o verbo contra a produção do Rock in Rio pela ausência de artistas do norte do país no Dia do Brasil. O festival, que é considerado um dos maiores do mundo, marcou um dia especial para a musica brasileira na edição que completa 40 anos, tendo nomes como Luan Santana, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury e Chitãozinho e Xororó. “É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara”, desabafou.
“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte do país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aíla, onde estou eu?”, escreveu a artista, lamentando o fato do evento não ter prestado atenção na hora de fazer o lineup do dia comemorativo do festival. “O norte será sempre visto como uma peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara“, disse Fafá de Belém.
“O maior festival de música do país tem um Dia do Brasil e nos coloca da porta pra fora. Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito”, concluiu a artista.
Sem citar diretamente o festival, a cantora Joelma também falou importância da musica do norte na cultura brasileira. “Os sons do Pará, os sons do Norte, a minha música também são música brasileira”, escreveu a cantora. “São quase 30 anos de trajetória levando o norte comigo! O meu grito de guerra sempre será direto do Belém do Pará pra que todos saibam de onde eu vim, de onde a minha música veio e isso não será apagado”, completou.
Em nota, a produção do Rock in Rio afirmou que está negociando com artistas do norte para se apresentarem no festival. “O line-up do dia 21 de setembro ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação”, declarou.