Intérprete de José Venâncio na primeira versão de Renascer (1993), da TV Globo, Taumaturgo Ferreira falou sobre a cena da morte do personagem no remake, que foi ao ar na última semana. O artista, que foi retirado do elenco da novela há mais de trinta anos, contou que não acompanhou a sequência gravada por Rodrigo Simas e admitiu que demorou muito tempo para conseguir se reerguer na carreira.
Em Renascer, Taumaturgo Ferreira se envolveu em um embate com a equipe da novela. O autor Benedito Ruy Barbosa encontrou como solução matar o personagem, que não deveria ter esse destino na sinopse original. Rumores apontam sobre uma suposta reclamação que o ator fez em relação aos rumos do personagem, mas ele nega essa versão até hoje.
Em entrevista ao F5, da Folha de S.Paulo, o ator contou que não viu à cena da morte de José Venâncio no remake, mas comemorou o fato da sequência ter repercutido. “Não vi e, aliás, não vejo a novela. Nenhuma e há muito tempo. Soube que foi uma cena forte e que repercutiu demais. Fico feliz porque essa versão tem atores ótimos, assim como a anterior, e a gente tem que torcer pelos colegas”, avaliou.
Taumaturgo Ferreira relembrou o episódio em que foi demitido da produção. “Na época, me tiraram do jogo, fui para o banco e beleza, faz parte. Mas aí, com passar dos anos, percebi que tinha sido uma coisa pesada. Me prejudicou por um bom tempo e levei uns dez anos para zerar essa questão comigo. Mas mágoa zero do episódio”, declarou.
+ Briga milionária da Globo com autor tira trilha clássica da Tela Quente do ar
+ Em longo desabafo, Anitta fala sobre os bastidores de lançamento de novo álbum
O ator também revelou que desde o início achou o personagem estranho, e admitiu que deveria ter acreditado em sua própria intuição. “Quando eu li a sinopse, achei que era um papel esquisito. Vinha de dois sucessos, Top Model (1989) e Araponga (1990), e comentei um pouco sobre a trajetória do Zé Venâncio. Não reclamei de nada e fui fazendo o meu trabalho até gravar a última cena. Sabe o que aconteceu? Eu deveria ter seguido a minha intuição”, declarou.
Taumaturgo Ferreira está longe de novelas há alguns anos. Seu trabalho mais recente foi na série Reencarne, do Globoplay, que deve ser lançada em breve. As gravações aconteceram em 2023. “É uma série é sinistra, pesadíssima com o tema sobrenatural. Gravamos no ano passado e é uma produção que vai fazer barulho. Foi bem bacana participar”, entregou.