Susana Vieira revelou um momento absurdo que passou na época em que trabalhava na Record, antes de se tornar uma das maiores estrelas da Globo. Em seu biografia Susana Vieira: Senhora do Meu Destino, a atriz contou que fazia a novela A Última Testemunha (1968), escrita por Benedito Ruy Barbosa, quando sofreu um grave acidente de carro com o filho, Rodrigo, e a atriz Teresa Campos. Completamente debilitada, ela quase foi obrigada pelo diretor Walter Avancini (1935-2001) a gravar cenas dentro do hospital.
A artista era casada com Régis Cardoso (1934-2005) e costumava visitar o marido no Rio de Janeiro, e sempre voltava para São Paulo para poder gravar. Durante a viagem, o carro em que estava bateu e ela foi arremessada para fora do veículo. Com o acidente, a famosa teve achatamento e fratura de duas vértebras, perfuração de pulmão e dois coágulos na cabeça. “Eu pedia para ligar para o Avancini porque tinha gravação no dia seguinte”, contou.
+ Christina Rocha é demitida do SBT depois de 40 anos de contrato
+ Ana Maria Braga revela que pediu ‘licença’ a Tom Veiga para criar novo Louro: “Rezei”
A novela não tinha frente de gravação, por isso sua presença no estúdio era sempre importante. Enfaixada da axila até o quadril para corrigir a fratura na coluna, Susana Vieira não tinha condições de continuar a trabalhar. “Minha última cena tinha sido com o Agnaldo Rayol, que fazia meu par na história. O capítulo terminava comigo chegando na casa dele, mas o telespectador não sabia quem havia tocado a campainha. O Avancini não tinha o próximo capítulo pronto”, explicou.
Quando menos esperava, Susana Vieira foi visitada por Walter Avancini segurando uma câmera, dizendo que queria incluir seu acidente na novela. “No dia seguinte ao acidente, eu já estava internada quando chegou uma câmera da Record. O Avancini queria gravar comigo naquele estado para incluir a cena na novela. Minha personagem havia sofrido um acidente, tipo ‘a arte imita a vida'”, escreveu.
“Dias depois, quando estava assistindo à novela no hospital, vi a personagem Mina (Helena Ignez) dizer: ‘Maria Tereza morreu’. Ou seja, criaram uma cena em que minha personagem também se acidentava e morria. E eu só soube disso assistindo à novela. Fiquei engessada da axila até a virilha para consertar a coluna, e assim fiquei por três meses”, entregou.