A Globo deve retomar a produção de tramas espíritas depois de um tempo de hiato na programação. A emissora apostou em exibir Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo e simplesmente viu os números de audiência dispararem nos últimos dias. De acordo com a coluna Quarta Parede, do portal NaTelinha, o canal carioca deve dar mais importância a essas produções.
A emissora teria tomado cuidado em exibir produções espíritas para não desagradar o público evangélico, que se tornou uma parcela expressiva da população brasileira nos últimos anos. No entanto, os números provam que Alma Gêmea não incomoda os telespectadores. Em São Paulo, a trama de Walcyr Carrasco registrou 17,3 pontos de média de audiência na última terça-feira (21), impulsionando a grade noturna.
+ Mulher chamada de feia e “cara de bolacha” por César Tralli fala o que acha do âncora
+ Murilo Benício desiste de viver grande vilão de próxima novela das 21h
Alma Gêmea trata de temas como reencarnação, assim como outras novelas que brilharam na grade da Globo ao longo dos últimos anos. Exibida originalmente entre 2005 e 2006, o trama foi um dos grandes fenômenos da história da emissora na faixa das 18h. Sua primeira reprise no Vale a Pena Ver de Novo, entre 2009 e 2010, também agradou os executivos da Globo. O Canal Viva, por sua vez, provou mais uma vez seu sucesso em 2022.
O canal de nostalgias da Globo também tem apostado em outra trama com essa temática no momento. A Viagem (1994) ganhou uma edição comemorativa por seus 30 anos de estreia. A história de Ivani Ribeiro, que é uma reprise, se tornou um dos maiores sucessos da emissora, e também trata de temas como reencarnação, espiritismo e retrata até mesmo o inferno. Recentemente, um diretor de arte entregou que o umbral do folhetim foi inspirado na cracolândia, em São Paulo.