Marcos Palmeira acaba de se tornar mais uma vítima do uso de inteligência artificial nas redes sociais. O protagonista de Renascer, da TV Globo, apareceu oferecendo um produto para uma marca de vendas online, tudo através de manipulação digital.
O vídeo, postado pelo Portal Black Friday, usou uma imagem postada pelo artista anteriormente, mas com manipulação na voz para vender um conjunto de furadeiras da empresa Bosch. A marca se justificou ao ator e disse que não tinha conhecimento da publicidade, e que só soube do caso depois de ser alertada por consumidores e pelo próprio artista.
+ Tiago Leifert afirma que não tem saudade da TV: “Bom não ter chefe”
+ Turbinado por novela mexicana, Tá na Hora cresce 15% e supera Datena e Jornal da Band
Ao portal F5, da Folha de S.Paulo, Marcos Palmeira contou que entrará com uma ação contra a Meta, dona da Facebook e Instagram. “Essa falsa campanha, com minha voz alterada com recursos de inteligência artificial de forma claramente amadora, é um sinal dos tempos que a gente está vivendo. Se não houver uma legislação específica para a internet, vai ficar muito difícil. Não podemos confundir fraude e fake news com liberdade de expressão”, lamentou.
Marcos Palmeira avaliou que muitas pessoas tem sido enganadas com o uso de IA para a venda de produtos. “O consumidor, e os brasileiros em geral, devem ficar muito atentos, não apenas com campanhas falsas de produtos, como com essa enxurrada de fake news que invade as nossas vidas e, infelizmente, ainda engana muita gente”, concluiu.
Além do ator de Renascer, vários outros famosos da TV Globo também foram alvos de manipulação digital nos últimos meses. Luciano Huck, Marcos Mion, William Bonner, Sandra Annenberg, entre outros, já tiveram suas imagens manipuladas através de inteligência artificial para vender produtos nas redes sociais.