Responsável pelo comando da operação televisiva da Jovem Pan desde o início do ano passado, André Ramos está de saída do conglomerado da família Amaral. O jornalista, que atuava como diretor nacional de Jornalismo e Esporte da emissora liderada por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, acertou sua transferência para a futura operação local da CNBC, que deverá entrar no ar no final do segundo semestre. A saída do executivo, no entanto, passa longe de ser uma surpresa, já que os rumores de sua mudança circulavam há vários meses.
A reportagem do TV Pop apurou que boa parte dos funcionários da Jovem Pan já suspeitavam que Ramos iria sair da empresa. A sua contratação pela rede de Douglas Tavolaro era dada como certa há pelo menos três meses, desde que a CNBC Brasil anunciou a chegada de Rafael Gomide como diretor operacional. Gomide, Tavolaro e o agora ex-executivo do conglomerado da família Amaral trabalharam juntos na operação brasileira da CNN e, antes disso, também integraram o time da “era de ouro” do telejornalismo da Record.
Profissional experiente, André Ramos deverá ficar a frente do departamento de Jornalismo da CNBC Brasil. Antes de acertar sua ida para a Jovem Pan, em fevereiro de 2023, ele teve passagem marcante pela CNN Brasil, em que atuou no comando da sucursal brasiliense e na direção-geral da operação nacional do canal de notícias. Antes disso, deu expediente na Record durante quase uma década, como chefe das Redações da emissora em Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Jovem Pan deverá ser comandada por tríade
Uma definição sobre quem assumirá o comando editorial da Jovem Pan News deverá ser anunciada nos próximos dias — a reportagem do TV Pop apurou que as funções de Ramos devem ser divididas entre Mariana Ferreira, que atua como chefe de produção da rede; Sérgio Carvalho, que substituiu Carlos Aros na gerência de conteúdo; e por um novo contratado. A emissora, porém, espera a assinatura do contrato do executivo para fazer o anúncio publicamente.
Procurado desde março pelo TV Pop para comentar a contratação de André Ramos pela CNBC Brasil, Douglas Tavolaro não quis falar sobre o assunto. O proprietário do novo canal de notícias apenas fez elogios ao trabalho da reportagem, mas se esquivou de responder ao questionamento. A Jovem Pan, por sua vez, disse que não comentará o tema.