Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Em busca de pluralidade, GloboNews contrata ex-comentarista da Jovem Pan e da CNN

Foto de Joel Pinheiro da Fonseca, novo comentarista da GloboNews
Joel Pinheiro da Fonseca é o mais novo contratado da GloboNews (foto: Reprodução/GloboNews)

Compartilhe:

Ex-comentarista da Jovem Pan News e da CNN Brasil, Joel Pinheiro da Fonseca é o mais novo contratado da Globo. A emissora se prepara para anunciar nos próximos dias a chegada do filosófo ao time de comentaristas da GloboNews, que passará por mudanças antes da cobertura eleitoral. O colunista da Folha de S.Paulo foi o escolhido para iniciar uma movimentação do canal, que irá aumentar a pluralidade política de seus analistas. Boa parte dos comentaristas atuais são vistos pelos assinantes como alinhados aos ideais da esquerda, e isso incomodou os executivos da rede.

O TV Pop apurou que a contratação de Pinheiro da Fonseca também é mais um passo na estratégia da Globo de tornar o canal de notícias menos dependente da televisão por assinatura. No ano passado, a GloboNews deu o primeiro passo em sua tardia digitalização com a contratação de Daniela Lima, que se tornou um fenômeno na CNN Brasil. Mesmo sem altos índices de audiência na TV, a âncora era responsável pelos melhores números da programação da concorrente no YouTube e os cortes de seu telejornal viralizavam constantemente nas redes sociais.

Desde a chegada de Daniela, o maior canal de notícias do país finalmente começou a investir em redes sociais, com foco especial no Instagram. Apesar de ainda ter menos capilaridade que a rival na plataforma de fotos e vídeos, a GloboNews passou a publicar boa parte de seu conteúdo por lá, focando justamente em momentos com potencial de viralização. Nos últimos dias, por exemplo, um corte de Mônica Waldvogel chorando durante o Em Ponto teve mais de 2,1 milhões de visualizações — dos 40 reels mais novos do canal, apenas 11 tiveram mais de meio milhão de exibições.

Antes de ser contratado oficialmente, Joel Pinheiro da Fonseca foi testado discretamente na programação da GloboNews. Em maio, ele apareceu no canal de notícias durante a cobertura de uma infração de Luiz Inácio Lula da Silva à lei eleitoral — o Presidente precisou apagar um vídeo em que pedia votos para Guilherme Boulos, que deverá disputar a Prefeitura de São Paulo. Antes, em fevereiro, ele já havia surgido na programação da rede, mas comentando a negativa dos Estados Unidos ao cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas.

Foto de Joel Pinheiro da Fonseca
Joel Pinheiro da Fonseca trabalhou na Jovem Pan e na CNN Brasil (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Quem é o novo comentarista da GloboNews?

Nascido no Reino Unido em 1985, Joel Pinheiro da Fonseca é economista e bacharel em filosofia pela Universidade de São Paulo. Autor do livro Deus Não é Mais Brasileiro, o colunista da Folha de S.Paulo ganhou fama nacional enquanto comentarista da Jovem Pan News. No canal de notícias da família Amaral, ele atuou como comentarista do Três em Um e integrou o primeiro elenco da versão televisiva do Morning Show. Pediu demissão da emissora no final de 2021, alegando que a “energia mental” destinada aos debates na rede tirava a sua concentração de outros projetos.

Em março de 2023, depois de meses fazendo participações pontuais na CNN Brasil, foi contratado pela emissora de Rubens Menin para atuar no time de debatedores do CNN Arena — que nada mais é do que uma versão adaptada do Três em Um, que ele fez parte no canal concorrente. Ele, no entanto, foi demitido apenas quatro meses depois de ser contratado, em junho do mesmo ano. Na época, ele se limitou a agradecer aos colegas de programa e a equipe que atuou diretamente com ele pela parceria, mas evitou citar qual teria sido o motivo para seu desligamento.

TV Pop apurou que Joel Pinheiro da Fonseca não atuará em uma atração fixa na GloboNews. Tal qual os demais comentaristas do canal de notícias, ele dará expediente em várias faixas, sem estar preso a um telejornal específico — a tendência, porém, é de que ele seja mais utilizado durante os noticiários da manhã e da tarde. Procurada pela reportagem para falar sobre a chegada de seu novo contratado, a emissora não se manifestou até a publicação deste texto.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.