O Corinthians tem gerado uma onda de impaciência entre empresas que aguardam sua decisão sobre qual liga organizada irá integrar no Campeonato Brasileiro de 2025. Quem tem se enfurecido com a demora do clube é a TV Globo, que precisa saber se terá os direitos de transmissão com o time para poder vender suas cotas publicitárias.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, o Timão afirmou que decidiria entre a Libra, que possui Flamengo, Palmeiras e São Paulo, e a Liga Forte União, que conta com clubes como Fortaleza, Botafogo e Fluminese, ainda no primeiro semestre, mas não foi isso o que aconteceu. O clube paulista tem conversado com as duas ligas, entretanto, ainda deve demorar algumas semanas para tomar sua decisão.
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O Corinthians chegou a receber uma proposta da Brax, que ofereceu um pagamento superior a R$ 200 milhões por ano, mas a agência também não obteve resposta. O presidente corintiano Augusto Melo já informou às empresas que tem avaliado propostas com seu departamento jurídico e anunciará a decisão em breve, mas enquanto isso não acontece as ligas lidam com incerteza.
A LFU tem oferecido um modelo de negócio que promete ser mais vantajoso que a Libra, que possui contrato com a Globo. A líder de audiência, por sua vez, tem esperado impacientemente pela resposta do Corinthians, já que costuma negociar patrocínios para suas transmissões de futebol ainda no primeiro semestre.
Caso o Timão feche com a Libra, a emissora poderá subir valores e ter mais uma carta na manga para poder faturar. Sem as definições, o canal fica sem a opção de mudar a forma de vender o Campeonato Brasileiro para os anunciantes. Ter o clube significa ter um “plus” para oferecer às grandes empresas.
Qual é o problema interno do Corinthians?
Ao mesmo tempo que lida com a demora para decidir a liga, o Corinthians também sofre uma crise interna. O goleiro Carlos Miguel está de saída do time, mesmo tendo substituído Cássio, deixando o lugar para os menos experientes Matheus Donelli e Felipe Longo.
A empresa VaideBet também dará um fim no contrato de patrocínio com o clube, mesmo depois de anunciar o negócio como o maior da história do futebol brasileiro em janeiro. O presidente Augusto Melo é atualmente investigado pelo negócio que firmou com a casa de apostas.
Além disso, estão saindo da gestão do time o diretor financeiro, Rozallah Santoro, e o diretor-adjunto de futebol, Fernando Alba, que na prática era o diretor. O titular, Rubens Gomes, o Rubão, já tinha deixado a administração.