Disposta a se livrar do fantasma deixado pela reprise de Cheias de Charme (2012) na Edição Especial, a Globo definiu um dos grandes sucessos dos anos 2000 para ser exibido na faixa vespertina. A emissora definiu Cabocla (2004), com Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira nos papéis principais, para ser relembrada na faixa nostálgica.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a ideia é colocar a novela no ar já na última semana de agosto. Como acontece com as outras tramas da faixa, o folhetim das empreguetes dividirá o horário com a produção de época durante uma semana, a fim de segurar a audiência depois do fim dos Jogos Olímpicos de Paris. A Edição Especial foi criada justamente para exibir novelas de sucesso que foram exibidas nas faixas das 18h e 19h.
+ Rachel Sheherazade fracassa na Record e faz audiência do SBT subir no horário nobre
+ Netflix vai na contramão da Globo e procura dubladores no Retiro dos Artistas
Cabocla é remake de trama dos anos 1970
Cabocla é um remake de uma produção feita também pela Globo em 1979. A versão original contou com Gloria Pires e Fábio Jr. como o casal principal. Foi durante as gravações da novela que os atores engataram um romance e se casaram. A relação durou menos de quatro anos e gerou uma filha, Cleo. O mesmo aconteceu com Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira, que passaram oito anos juntos e tiveram dois filhos, Raul e Moisés.
O remake foi adaptado por Admara e Edilene Barbosa, filhas do autor da trama original, Benedito Ruy Barbosa. O elenco contou com nomes como Patricia Pillar, Regiane Alves, Mauro Mendonça, Reginaldo Faria, Vera Holtz e Danton Mello. A trama já foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, entre abril e agosto de 2008, e também foi ar ar no canal Viva, entre outubro de 2019 e abril e 2020.