BRASIL X TURQUIA

Força de Mulher derruba ibope da Record, mas humilha SBT em duelo de estreias

Foto de cena da novela Força de Mulher
Força de Mulher deixou a Record na vice-liderança isolada (foto: Reprodução/Record)

Eternamente conhecido como o lar dos enlatados na televisão brasileira, o SBT levou uma rasteira de um… enlatado: o duelo de estreias de teledramaturgia da noite desta segunda (29) terminou com uma vitória incontestável da Record, que abriu mão de um produto nacional em seu principal horário de novelas para exibir um folhetim produzido na Turquia. Força de Mulher até marcou menos ibope do que sua antecessora direta, A Rainha da Pérsia, mas ainda assim não foi incomodada pela emissora de Silvio Santos, que promoveu a estreia da nacional A Caverna Encantada.

Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o primeiro capítulo de Força de Mulher atingiu mais ibope do que todos os programas transmitidos pelo SBT nesta segunda-feira até o momento da publicação deste texto. A estreia da novela turca, exibida das 21h01 às 22h04, registrou 5,0 pontos de média e assegurou a sintonia de 7,6% dos televisores da principal metrópole do país — uma queda de 14% na comparação com as quatro segundas anteriores, com a bem sucedida A Rainha da Pérsia.

Foi a pior estreia de um produto inédito do horário mais nobre de dramaturgia da Record desde junho de 2022: para achar um desempenho tão ruim quanto o do enlatado, é preciso voltar até o mês de junho de 2022, quando Todas as Garotas em Mim também debutou com 5 pontos de média. De lá pra cá, a emissora apostou basicamente em tramas bíblicas. Foram nove temporadas de Reis, que ainda voltará para a programação da emissora com novos episódios, A Rainha da Pérsia e até mesmo reapresentações de outras histórias religiosas, como Jezabel.

Assim como aconteceu com A Caverna Encantada, Força de Mulher também não conseguiu reter telespectadores ao longo de sua exibição: o pico de audiência do folhetim turco foi conquistado em seu primeiro minuto de exibição, às 21h01, quando o placar apontava 6,8 pontos para a Record. No mesmo momento, a Globo marcava 27,1 com o Jornal Nacional. O SBT, em terceiro lugar, tinha 4,0 pontos com a estreia de seu novo folhetim infantojuvenil. A Band, em quarto, pontuava 2,2 com o Melhor da Noite.

Foto da novela Força de Mulher
Força de Mulher derrubou ibope do horário nobre da Record (foto: Reprodução/Record)

Força de Mulher venceu o SBT de ponta a ponta

Considerando o horário completo de exibição do folhetim turco, a Record ficou na vice-liderança em todos os minutos que a novela enlatada estava no ar: a emissora de Silvio Santos não passou de 4,2 pontos durante o embate com Força de Mulher. Na média, com a exibição de A Caverna Encantada e da reta final de A Infância de Romeu e Julieta, o SBT marcou média de 4,0 pontos. A Globo, com o Jornal Nacional e Renascer, teve 27,9 pontos de média. A Band, em quarto lugar, marcou 1,1 ponto com o Show da Fé e o Melhor da Noite.

O folhetim da Record, assim como a estreia de A Caverna Encantada, também foi superado pelo conjunto de canais de televisão por assinatura (5,1) e pelas outras plataformas de conteúdo não linear, como streamings e videogames (14,6). Considerando apenas os embates na televisão aberta, Força de Mulher venceu A Caverna Encantada por 5,0 a 4,1 pontos, e superou A Infância de Romeu e Julieta por 4,7 a 3,9 pontos de média.

Todos os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação feita no dia útil seguinte. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos na respectiva emissora ou programa. A reportagem do TV Pop revelará os dados finais de audiência de Força de Mulher e de todas as demais estreias desta segunda no início da tarde de terça-feira (30).

Leia mais