O sucesso da ginástica nos Jogos Olímpicos de Paris e de Rebeca Andrade teve um impacto direto nas inscrições do projeto de ginástica da Prefeitura de Guarulhos. As 425 vagas disponibilizadas foram preenchidas em menos de 48 horas. As aulas, realizadas no Ginásio Bonifácio Cardoso, são gratuitas e direcionadas a crianças de cinco a 12 anos.
A treinadora Rosana Marques de Araújo, uma das responsáveis pelo projeto, relatou que o interesse pela modalidade cresceu significativamente depois das conquistas de Rebeca Andrade e da equipe brasileira. “Essa última inscrição acabou rápido e hoje, então, o nosso telefone não parou, as mães vieram atrás e a gente não está podendo mais oferecer, pelo fato de que estamos superlotadas”, contou para a CBN.
“No outro semestre, tivemos uma lista de espera de mais de 200 crianças e acaba que não chamamos, porque a desistência é muito pouca. Quando abre essa inscrição, 4 horas da manhã já tem fila na porta do ginásio“, declarou. Rosana explicou que Rebeca Andrade foi descoberta quando acompanhava sua mãe, que trabalhava como faxineira no ginásio. “A procura por esse projeto é grande mesmo sem essa repercussão da Rebeca e, quando ela ganha alguma medalha ou algum mundial, fica pior ainda”, disse.
“Era uma modalidade que ninguém falava muito, né? E, aos poucos, vieram a Daiane dos Santos, a Daniele Hypólito e a Jade Barbosa, então foi melhorando o conhecimento da modalidade”, detalhou. Rebeca Andrade, que conquistou a medalha de ouro no solo em Paris, acumula seis medalhas olímpicas, tornando-se a maior medalhista brasileira na história dos Jogos Olímpicos.