A TV Globo demitiu Hélio Maurício, diretor de negociação de contratos, que estava na empresa havia 25 anos. O diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares, anunciou internamente que fará uma reformulação completa na área de Talentos, sob a gestão de Bernardo Portugal. A decisão foi tomada tendo em vista a nova forma de contratação de artistas, autores e roteiristas, através do pagamento por obra.
De acordo com a coluna de Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a emissora consolidou as áreas de Gestão de Produção Artística, Contratos Artísticos e Talentos Artísticos no início de 2024, e desde então tem trabalhado com o Recursos Humanos em uma nova forma de lidar com seus profissionais. A formulação desse novo modelo segue dois passos, que acabaram resultando na demissão de seu diretor de negociação de contratos.
+ SBT desiste de A Caverna Encantada e volta com programa policial no horário nobre
+ Edu Guedes acerta volta à RedeTV! e se torna concorrente direto de Ana Hickmann
A primeira etapa dessa reformulação começou agora em 2024, com a área de Talentos passando a operar com focos distintos em ficção e não ficção nas Gerências de Casting, Núcleos de Gestão e Negociação. A segunda fase começará em 2025, com uma nova diretoria de Relacionamento com Talentos Artísticos, sob a liderança de Bernardo Portugal. É neste momento que o cargo de diretor de contratos artísticos deixará de existir.
Hélio Maurício se dedicará nos próximos meses à transição com Portugal e outros executivos da nova área da Globo, com encontros presenciais com autores e diretores artísticos.
Globo enfrenta problemas com negociações
Sem um grande banco de artistas, a emissora tem enfrentado problemas na negociação de contratos com estrelas, como aconteceu nos últimos meses. Sem acordo financeiro e com a demora para assinarem os contratos, alguns nomes têm desistido de fechar com a empresa para se aventurar em outras plataformas. Foi o caso de Murilo Benício e Sérgio Malheiros, que não chegaram a acordos com a líder de audiência para estarem em Mania de Você e Família é Tudo, respectivamente.