A TV Globo exibirá em horário nobre a série documental Vale o Escrito, que trata sobre o jogo do bicho no Rio de Janeiro. A emissora colocará a produção no ar em outubro, na mesma faixa do Linha Direta, às quartas-feiras. Apesar de ainda não ter definido uma data, o canal pretende estrear a série do Globoplay na segunda quinzena do mês.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a emissora carioca exibirá os sete episódios semanalmente, mas com alguns cortes para evitar cenas consideradas muito chocantes. Assim como o Linha Direta, Vale o Escrito tem produção da equipe de Pedro Bial, e conta a história do jogo do bicho na capital fluminense. Ela mostra o início, a ascensão e os bastidores do tradicional jogo de azar, que apesar de ser proibido, ainda é muito popular.
+ Em vexame histórico, Rodrigo Faro tem menos público que Renato e Cristiane Cardoso
+ Virginia bate recorde de ibope no SBT e desbanca Celso Portiolli pela 1ª vez
Vale o Escrito se tornou um grande fenômeno no streaming da Globo. Além da produção em vídeo, há uma versão extra em áudio, que estreou em novembro de 2023, e mostra ainda mais detalhes do jogo do bicho. Há a produção de uma segunda leva de episódios, com foco em outros nomes e sobrenomes ligados a este universo, entre eles os Drummond, que comandam a escola de samba Imperatriz Leopoldinense, e os Calil, que comandam a Viradouro, campeã do Carnaval do Rio em 2024.
Os produtores abordarão assuntos delicados, como a morte de Marcos Vieira de Souza, o Falcon, que foi marido da porta-bandeira Selminha Sorriso, da Beija-Flor. Ele era presidente da Portela quando foi assassinado a tiros por dois homens encapuzados no bairro de Madureira, na zona norte carioca, em 2016.
A execução de Haylton Carlos Gomes Escafura, filho do bicheiro José Caruzzo Escafura, o Piruinha, no ano seguinte, em um hotel da Barra da Tijuca, também será lembrada abordada na segunda temporada de Vale o Escrito.