Presidente da Globo, Paulo Marinho assumiu que a empresa errou em priorizar investimentos no Globoplay em vez da TV aberta e seus canais fechados. O executivo admitiu que a plataforma de streaming ainda tem dado prejuízos, ao mesmo tempo que tem deixado seus outros produtos de escanteio. Ele falou sobre o assunto no PayTV Fórum, evento relacionado à indústria de TV por assinatura, incluindo o streaming.
De acordo com o Notícias da TV, o herdeiro explicou que tem retomado o reequilíbrio nos investimentos em todas as suas mídias depois de dar um foco intenso ao Globoplay, principalmente durante a pandemia. “A gente acha que errou um pouco a mão no nível de investimentos, talvez investindo demais em volume, e até custo de conteúdo, versus o retorno que a gente estava conseguindo obter de crescimento de base naquele momento”, declarou.
+ Público chega mais em Edu Guedes e faz audiência matinal da RedeTV! crescer 300%
+ Depois de 20 anos, Vanessa Giácomo relembra estreia como protagonista de Cabocla
“[Hoje] Há um reequilíbrio de forças, de investimentos. Principalmente no início da pandemia, tinha ali uma rápida bolha dos streamings, investimentos muito fortes, todo mundo caminhando com as suas ofertas proprietárias, e começou todo mundo a perder dinheiro. [Agora] Teve um reequilíbrio, mais cuidado na alocação dos investimentos, tanto da Globo como na indústria como um todo, e você vê grandes empresas, as majors associadas aos grandes estúdios americanos, fazendo o mesmo movimento”, continuou.
Paulo Marinho explicou que tem investido R$ 5 bilhões de forma melhor distribuída. Ele avaliou que não se arrepende de ter dado tanta importância à digitalização nos últimos anos. Com os atuais cortes, a intenção é fazer com que o Globoplay pare de dar prejuízo em menos tempo do que o esperado, tendo em vista que o plano era passar a ter lucro com a plataforma em 2026, mas esse período deve ser encurtado.
“A gente está chegando nesse momento muito sustentável, mas, quando a gente olha individualmente, alguns produtos, alguns modelos de distribuição, a gente ainda precisa alcançar a rentabilidade. No conjunto da obra, estamos bem posicionados e apontando para um caminho sólido e positivo, e individualmente uma frente ou outra a gente ainda precisa fazer essa virada e gerar rentabilidade”, garantiu o executivo.