Preta Gil lançou sua autobiografia Os Primeiros 50 em que relembra inúmeras histórias que passou na carreira. A artista narrou uma experiência no Programa Silvio Santos e revelou que, mesmo depois da repercussão, o apresentador não a procurou.
“O Silvio é um retrato de uma época, ele não fez aquilo por mal, não fez porque estava me maltratando, espizinhando. É geracional, se ele tivesse essa noção, por exemplo, que eu fiquei muito chateada e triste, ele teria me procurado porque a gente tem uma relação de respeito mútuo um pelo outro. Na época mesmo, eu saí do estúdio aos prantos, todo mundo que estava ali viu como eu fiquei triste”, disse Preta Gil.
A cantora decidiu incluir essa história para mostrar sua conscientização sobre comentários inapropriados sobre o corpo. “Aquela história que eu conto no livro fala sobre mim, não fala sobre ele. É sobre como eu lido, hoje em dia, com essas ‘brincadeiras’ e ‘piadas’ que foram feitas ao longo da minha vida inteira comigo. Foi uma situação em que eu não me senti bem, e ele fez a mesma ‘brincadeira’ comigo muitas vezes antes e dessa vez foi diferente, porque eu evoluí como mulher, eu tive uma evolução da minha compreensão do que me agride e do que não me agride”, disse.
Preta Gil refletiu sobre a evolução das mulheres em relação a esses comentários. “A minha existência é para que as pessoas entendam que não se deve fazer comentário sobre o corpo de ninguém, independentemente se é gordo, se é magro, se é alto, se é baixo. Acho que nós mulheres evoluímos muito nesses 21 anos de carreira que eu tenho e eu falo muito sobre isso, sobre o recorte de época, como era quando eu comecei e como é hoje, como eu fui evoluindo hoje”, declarou.
O que aconteceu?
Em 2018, Silvio Santos comentou sobre o peso de Preta Gil no Jogo das 3 Pistas. “Você está mais gorda do que da última vez que esteve aqui [no SBT], mas o seu rosto continua bonito”, disse o comunicador. Foi possível notar que a filha de Gilberto Gil estava bem desconfortável e monossilábica no palco, mas o trecho foi censurado pela emissora. O programa contava com David Brazil.