A Record, que se preparava para promover o lançamento de sua nova programação neste domingo (18), adiou a estreia dos programas Domingo Record, comandado por Rachel Sheherazade; e Acerte ou Caia!, atração de Tom Cavalcante. A canal reagendou suas estreias para o próximo dia 25, depois do anúncio da morte do apresentador Silvio Santos, 93, na manhã deste sábado (17).
O adiamento acontece como uma forma de homenagem à Silvio, já que antes de fundar o SBT, o empresário foi acionista da emissora. Em 1972, pouco depois de renovar com seu contrato com a Globo, o comunicador comprou 50% das ações da Record, de propriedade do empresário Pipa Amaral. No entanto, por conta de uma clausura contratual com a emissora da família Marinho, foi usado um laranja na compra e revelado apenas após sua saída do canal.
“Em virtude da morte do apresentador e empresário Silvio Santos, a estreia do Super Domingo Record, com as atrações Domingo Record e Acerte ou Caia!, será adiada para o dia 25 de agosto”, infirmou a emissora por meio de um comunicado, citando a amizade do comunicador com Edir Macedo. “Silvio Santos teve uma relação de respeito e amizade com o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo. Em 2015, ele fez questão de conhecer o Templo de Salomão, em São Paulo, onde resgatou parte de sua origem judaica”, acrescentou a rede.
A morte de Silvio Santos foi anunciada pelo SBT, emissora fundada pelo empresário, em comunicado oficial divulgado na manhã de sábado. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”, lamentou o canal.