EXCLUSIVO!

Globo tira Pedro Bial do ar e faz maratona jornalística com Lo Prete e Kovalick

Foto do apresentador Pedro Bial no estúdio da Globo
Pedro Bial foi trocado por cobertura especial das eleições americanas (foto: Reprodução/TV Globo)

O aumento do interesse dos brasileiros pela eleição presidencial americana causará uma mudança sem precedentes na programação da Globo. A emissora abrirá mão de todas os seus programas habituais na madrugada de 5 de novembro, dia em que os moradores do Estados Unidos vão decidir entre Kamala Harris e Donald Trump, para transmitir uma maratona jornalística comandada por Renata Lo Prete e Roberto Kovalick. Pela primeira vez na história, o Jornal da Globo e o Hora 1 serão exibidos em sequência, sem nenhuma atração entre eles.

O TV Pop apurou que as afiliadas da Globo foram alertadas sobre a modificação na programação no início da noite desta segunda-feira (19). No dia das eleições americanas, a emissora não dará espaço para suas parceiras transmitirem programas regionais durante a madrugada — o espaço destinado ao Comédia na Madruga é optativo, podendo ser preenchido por atrações locais — e não transmitirá, além dos episódios de Vai Que Cola, o talk show Conversa com Bial e a reapresentação de Volta por Cima, que substituirá Família é Tudo na faixa de novelas das 19h.

Neste dia, o Jornal da Globo contará com a maior duração desde a estreia de sua atual fase, em agosto de 1982: o telejornal comandado por Renata Lo Prete, que contará com a presença de Guga Chacra e outros comentaristas e correspondentes da emissora nos Estados Unidos, entrará no ar às 23h45. O noticioso continuará no ar de maneira ininterrupta até 4h da manhã, horário normal de início do Hora 1. Ao longo de suas mais de quatro horas de exibição, o jornalístico contará com oito intervalos comerciais, cinco a mais do que em suas edições habituais, com 50 minutos.

A cobertura da eleição presidencial americana continuará até 6h da manhã, com o Hora 1, comandado por Roberto Kovalick. Será a segunda vez na história em que os apresentadores dos jornais que encerram e abrem a programação diária da Globo vão se encontrar ao vivo. Na primeira e única ocasião até agora, William Waack (então titular do Jornal da Globo) e Monalisa Perrone (que comandava o Hora 1) apresentaram juntos a edição de 12 de maio de 2016 do matinal, em virtude da cobertura da votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

Foto de Monalisa Perrone e William Waack apresentando o Hora 1
Renata Lo Prete e Roberto Kovalick vão repetir união de Monalisa Perrone e William Waack em 2016 (foto: Reprodução/TV Globo)

Como ficará a programação da Globo?

Naquele dia, no entanto, a emissora não abriu mão de seus programas normais da madrugada, e apenas juntou os âncoras do Jornal da Globo e do Hora 1 por William Waack ser mais experiente na editoria política do que sua colega de trabalho. Desta vez, ambos os telejornais serão exibidos sequencialmente. Até então, a emissora se limitava a fazer a cobertura das eleições americanas no horário habitual de seus telejornais, além da transmissão de flashes ao vivo durante intervalos comerciais e da abertura de plantões com o discurso do candidato vencedor.

A seguir, confira como ficará a programação da Globo no dia 5 de novembro:

20h30 – Jornal Nacional
21h20 – Mania de Você
22h25 – As Aventuras de José e Durval
23h05 – Profissão Repórter
23h45 – Jornal da Globo
04h00 – Hora 1

Leia mais