A TV Globo precisou se desdobrar para conseguir mudar o horário de exibição do jogo da seleção brasileira na sétima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A partida acontecerá no dia 6 de setembro, mesma data em que irá ao ar o capítulo final de Renascer, atual trama das 21h da emissora. A pedido da rede, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pediu à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que o horário do jogo fosse alterado.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a líder de audiência conseguiu fazer com que o horário do jogo fosse mudado, deixando de começar às 21h45 para iniciar somente 22h. A partida entre Brasil e Equador acontecerá em Curitiba, no Paraná. A reportagem do TV Pop teve acesso, em primeira mão, a como ficará a programação da Globo no dia em que o último capítulo irá ao ar. Confira:
13h40 – Jornal Hoje
14h45 – Cabocla
15h20 – Sessão da Tarde
17h00 – Alma Gêmea
18h00 – No Rancho Fundo
18h45 – Jornal Local
19h15 – Família é Tudo
20h00 – Jornal Nacional
20h30 – Horário Eleitoral
20h40 – Jornal Nacional
20h50 – Renascer (com três intervalos e 45 minutos de arte)
21h55 – Brasil x Equador
00h00 – Estrela da Casa
00h35 – Jornal da Globo
+ Na Globo, Faustão nega que está sempre internado e explica idas ao hospital
+ Sonia Abrão entrega que recusou convite de Luciano Huck para estar no Domingão
O último capítulo de Renascer será mais curto, com 65 minutos entre arte e intervalos comerciais, por isso os desfechos dos personagens começarão a ser mostrados no dia anterior, em 5 de setembro. Um fato curioso é que a versão original da novela, em 1993, passou por uma situação semelhante. Por causa de um jogo da fase final do Campeonato Brasileiro daquele ano, que aconteceria em uma sexta-feira, entre Internacional e São Paulo, a TV Globo dividiu o final da trama em duas partes.
A primeira parte do desfecho de Renascer foi ao ar na sexta, enquanto o restante foi exibido no sábado, quando comumente o canal mostra uma reprise do episódio final de suas novelas. A reprise do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, excepcionalmente, foi ao ar no domingo, logo depois da edição do Fantástico.
Com a luta para conseguir mudar o horário do jogo, a TV Globo terá que encurtar os intervalos comerciais da novela em seu final, que é algo que a emissora gostaria de manter, tendo em vista o lucro em cima da produção. Por outro lado, a mudança permite que a empresa consiga manter seu planejamento inicial com a estreia de Mania de Você, sua próxima trama das 21h, no dia 9 de setembro.
reportagem com a colaboração de Paulo Vito