Alice Braga soltou o verbo e criticou a escalação de influenciadores digitais em produções do audiovisual, como em filmes, séries e novelas. Em entrevista para o podcast Mamilos, a atriz, que tem sua carreira focada atualmente no mercado internacional, mostrou seu descontentamento com a situação e destacou que isso faz com que jovens artistas com potencial não tenham oportunidade de mostrarem o seu trabalho.
“Você tira a possibilidade de atores incríveis serem descobertos porque não têm seguidores. O nível de ansiedade absolutamente desnecessário em uma profissão que basicamente é a exposição, que é o se jogar e viver o presente”, desabafou a atriz. “Eu sou tímida, por exemplo. Ficar fazendo vídeo para ganhar seguidor, para você conseguir ser chamado para um teste, é de uma brutalidade com a profissão do ator, de uma agressividade com o que é ser o ator e com o indivíduo, com a pessoa que escolheu essa profissão, muito grande. Eu fico revoltada”, completou.
Quem também comentou sobre o assunto recentemente foi Leticia Birkheuer, ex-atriz da Globo, que criticou o espaço que os influenciadores estão tendo em novelas de grandes emissoras e plataformas de streaming. A artista estreou como atriz em 2005, desempenhando o papel da vilã Érica em Belíssima. “Estava lendo uma reportagem aqui que diz que o cinema e a TV cada vez mais estão buscando atores que tem um número maior de seguidores”, disse ela.
“Fico me perguntando, não deveria ser o talento que conta nessa hora para um produtor fazer um casting?”, acrescenta a artista, apontando que no teatro, a seleção é mais rigorosa devido à natureza ao vivo das apresentações. “No teatro não tem isso porque no teatro é de verdade. É ao vivo… você é bom ator ou não consegue fazer”, afirmou.