IRMÃOS GALLAGHER

Oasis anuncia retorno depois de 15 anos; entenda por que isso é importante

Foto de Liam e Noah Gallagher do Oasis
Liam e Noah Gallagher anunciaram volta do Oasis (Foto: Divulgação)

O Oasis usou as redes sociais para anunciar seu retorno aos palcos depois de 15 anos do fim da banda. Os irmãos Liam e Noel Gallagher darão aos fãs uma turnê ao longo de 2025, retomando a cena do icônico Britpop, ritmo imortalizado pela dupla nas últimas décadas. Eles encerraram sua parceria no dia 22 de agosto de 2009, quando o grupo tocou no V Festival, em Stafford, na Inglaterra.

“This is it, this is happening (É isso, está acontecendo)”, escreveu o grupo no Instagram. A imprensa britânica adiantou a volta dos músicos aos palcos no último domingo (25). Os fãs ficaram impactados com a volta do Oasis, que ficou conhecido por ter uma sonoridade semelhante à dos Beatles, mas com muito mais atitude nos palcos e nas declarações oficiais dadas à imprensa.

+ Comentarista tem ataque de raiva na GloboNews e faz Marcelo Cosme pedir respeito
+ Dedé Santana nega aposentadoria e revela forma chocante que deseja morrer

O grupo é conhecido por abrir caminho para bandas como Suede, Radiohead, Pulp e muitas outras. Já com o primeiro disco, Deinitely Maybe (1994), os irmãos garantiram cinco sucessos nas paradas britânicas e mundiais: Rock ‘n’ Roll Star, Shakermaker, Supersonic, Live Forever e Cigarettes & Alcohol. Suas composições foram comparadas ao trabalho de Paul McCartney e a atitude soberba foi comparada à de John Lennon.

Noel ficou conhecido por trabalhar nas melodias, letras e no conteúdo da banda, enquanto Liam se destacava por ser arrogante e pouco simpático. “John Lennon era um gênio, mas tinha um problema: às vezes ele achava que era Deus! Se eu tenho problemas? Sim, às vezes acho que sou John Lennon!”, disse o vocalista em uma entrevista.

O Oasis também ficou marcado pelas brigas dos irmãos com os outros e entre eles mesmos. Eles chegaram a atrapalhar as gravações do MTV Unplugged, em 1996, quando Liam desistiu de cantar por estar com dor de garganta e viu o irmão entoar as canções da dupla de um camarote. As discussões acabaram ganhando mais espaço na imprensa, fazendo com que os fãs rebeldes se identificassem cada vez mais com a banda.

Depois da separação, Noel criou a banda High Flying Birds, lançou quatro álbuns e 21 singles. Liam, por sua vez, criou o Beady Eye e laçou dois álbuns. O último foi mais criticado por criar uma versão “genérica” do Oasis, mas conseguiu se acertar com o público depois de lançar três álbuns solo, que chegaram ao topo das paradas. Em 2024, lançou um álbum em parceria com John Squire, ex-guitarrista do Stone Roses, uma das bandas de destaque do fim dos anos 1980.

Leia mais