A resposta polêmica do técnico Abel Ferreira para a repórter Alinne Fanelli no sábado (24), gerou inúmeros comentários. A apresentadora Renata Fan, do programa Jogo Aberto, criticou o treinador do Palmeiras e fez um desabafo sobre os desafios de ser mulher no jornalismo esportivo e solicitando uma mudança de postura do técnico português.
Renata Fan enfatizou a importância de reconhecer e pedir desculpas, mas destacou que isso não é suficiente. “Não foi um mal-entendido na minha opinião. Acho importante pedir desculpas, mas precisa de mais. Se é para falar sobre machismo no mundo do futebol, eu sou uma pessoa extremamente capacitada para isso, porque estou nessa área há vinte anos. E trabalho com sete comentaristas que me respeitam e debatem de igual para igual comigo. A resposta do Abel Ferreira foi desconectada, bruta e grosseira”, declarou a apresentadora.
A apresentadora sinalizou que o técnico precisa demonstrar que valoriza mulheres no futebol. “Espero que ele não fique apenas nessa nota, e sim que ele demonstre no dia a dia o quanto ele valoriza as mulheres no futebol. Não é simples batalhar para estar aqui em um programa nacional por 17 anos”, pontuou a comunicadora.
Renata Fan afirmou que o técnico do Palmeiras merece as críticas que está recebendo. “Não me coloco só no lugar da Alinne, me coloco no lugar de todas as profissionais competentes que buscam progredir nessa área. Abel, repense. Você foi muito mal e merece ser criticado”, completou a apresentadora.