IANARA GARCIA

Repórter da Globo relata dificuldades em cobertura ao vivo de incêndios

Foto de Ianara Garcia
Repórter da Globo teve dificuldades ao falar em reportagem de queimadas (foto: Reprodução/Globo)

A repórter da Globo, Ianara Garcia relatou no Jornal Hoje a dificuldade que estava tendo para respirar e com os olhos ardendo. Ela estava em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, uma das regiões mais afetadas pelas queimadas recentes. “É difícil respirar, os olhos ardem”, declarou a jornalista da Globo.

“Estamos ao vivo de um incêndio, a área está toda queimada, aqui queimou há pouco“, descreveu Ianara Garcia, mostrando um foco de incêndio na comunidade de São Jerônimo, devastada pelas chamas. O Jornal Hoje informou que as brigadas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) estão atuando de várias formas.

A prioridade dos brigadistas muda conforme o vento, que direciona o fogo. Eles chegaram a proteger uma casa do incêndio. A cidade, além do parque nacional que leva seu nome, possui outros pontos turísticos e uma área urbana com alguns condomínios: “É um dos principais destinos turísticos do estado, o que é muito preocupante”, declarou a jornalista da Globo.

Mato Grosso lidera queimadas no Brasil

As queimadas no Brasil cresceram significativamente neste ano. Desde o início do ano, foram detectados mais de 112 mil focos de incêndios.Um aumento de 50 mil casos em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Lideram a lista de focos Mato Grosso, com 21 mil; seguido de Pará, Amazonas e Mato Grosso do Sul. O Estado de São Paulo acumula 5.300 focos de incêndio. Além disso, essas regiões vivem, em 2024, a pior seca dos últimos 44 anos.

Leia mais