APRESENTADOR DO LEGIÃO ESTRANGEIRA

Em meio a corte brusco de gastos, TV Cultura demite jornalista Alberto Gaspar

Foto de Alberto Gaspar no estúdio do Legião Estrangeira, da TV Cultura
Alberto Gaspar apresentava o programa Legião Estrangeira desde 2022 (Foto: Reprodução/TV Cultura)

Em meio a uma crise de audiência, a TV Cultura demitiu o jornalista Alberto Gaspar, apresentador do Legião Estrangeira. A atração foi suspensa ao lado de outros títulos da emissora em meio a uma série de cortes feitos na última semana. O apresentador, que foi funcionário da Globo por 39 anos, explicou que quase toda a produção do programa foi dispensada pela empresa.

De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, Alberto Gaspar contou que os funcionários desligados receberam a promessa de retorno das atrações em 2025, mas o clima nos bastidores é de pessimismo. Em grupos do WhatsApp, colaboradores chegaram a lançar uma campanha chamada #ACulturaÉNossa, em que protestam contra as medidas tomadas pela estatal.

+ Globo perde a liderança de audiência e empilha recordes negativos em dia apocalíptico
+ Atolada em dívidas, Band naufraga e marca pior audiência dos últimos 6 anos

“Sete programas foram suspensos. Vários funcionários foram demitidos. Dois novos projetos foram cancelados. Agora, a TV, a rádio Cultura e também a Jazz Sinfônica precisam de ajuda para que essa história não acabe aqui”, diz o texto.

A emissora, por sua vez, explicou que houve um corte nos repasses, por isso a necessidade de cancelar a produção de algumas atrações. “Devido à diminuição de receitas da TV Cultura, a emissora irá suspender a gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente. A maioria dessas produções continuará no ar por meio de reprises”, afirmou.

O Governo de São Paulo, no entanto, negou que tenha feito cortes e afirmou que investiu 10% a mais na Fundação Padre Anchieta em 2024 em relação ao ano anterior. “A Fundação Padre Anchieta é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos com autonomia jurídica, administrativa e financeira. Na composição de receitas, estão recursos provenientes de aporte do Governo, de leis de incentivo e venda de serviços. No que compete ao aporte do Governo de SP, vale destacar que a instituição possui um orçamento previsto para este ano de R$ 104 milhões, valor 10% maior do que a dotação de 2023”, explicou.

Assim como o Legião Estrangeira de Alberto Gaspar, a TV Cultura cancelou a produção de programas como Estação Livre Meu Nome é Correria e Na Cadência do Samba.

Leia mais