A TV Cultura anunciou no final desta sexta-feira (24) que decidiu tirar do ar o programa Manhattan Connection, que estava em exibição na emissora desde o início do ano. De acordo com o canal da Fundação Padre Anchieta, a saída é fruto de uma decisão tomada em comum acordo entre a rede e a Blend Negócios, companhia que atuava na produção e no licenciamento do formato. A atração não terá mais episódios inéditos e sairá definitivamente da programação já neste domingo (26), após a reapresentação da edição levada ao ar na noite de 22 de setembro.
O vínculo original firmado entre a Cultura e a Blend previa a manutenção do Manhattan Connection na emissora por pelo menos cinco anos, pelo valor de R$ 8 milhões e 64 mil por todas as edições que seriam feitas neste período — com isso, o custo anual de produção e transmissão seria de R$ 1.612.800,00. Os valores estavam disponíveis de forma pública no site de editais da Fundação Padre Anchieta, e uma rápida conta revela que cada programa tinha o custo estimado de R$ 33.600,00, valor que engloba o salário dos seis apresentadores e da equipe de produção.
Em sua nova emissora, após uma bem-sucedida passagem pelo GNT e pela GloboNews, a trupe liderada por Lucas Mendes não teve muito êxito. O jornalístico sofria para conseguir ultrapassar a barreira do 1 ponto de média na Grande São Paulo e teve uma temporada marcada por incontáveis polêmicas, como os pedidos de demissão dos comentaristas Diogo Mainardi e Pedro Andrade.
A seguir, leia o comunicado oficial da TV Cultura sobre o cancelamento da atração:
A TV Cultura informa que o programa Manhattan Connection terá sua última exibição na emissora neste domingo (26/9), quando irá ao ar a reapresentação da edição de quarta-feira (22).
Em comum acordo, a TV Cultura e a Blend Negócios Divulgação e Editoração Ltda., empresa responsável pela produção e licenciamento dos direitos do Manhattan Connection, resolveram pela não continuidade do programa.
A direção da TV Cultura deseja sucesso ao Manhattan e seus apresentadores, aos quais agradece pelo período de exibição na emissora.