Um estudo feito pela Faces do Esporte, conduzido pela MindMiners com 1.400 entrevistados, revelou que 67% dos brasileiros assistem regularmente esportes, e 65% preferem a TV aberta como meio principal para acompanhar o conteúdo esportivo.
No entanto, 56% da Geração Z utiliza mais as redes sociais para acompanhar esportes, enquanto a outra metade ainda recorre à televisão. De forma geral, as redes sociais são a segunda plataforma favorita, com 48% das preferências. O YouTube ainda é o player mais consumido pelo público que prefere as redes sociais e dispara com 73% das escolhas, seguido por Instagram (59%) e Facebook (34%). A TV fechada (38%), streaming (31%) e sites e portais (28%) também foram citados pelos entrevistados.
Os eventos esportivos entraram no estudo e a Copa do Mundo foi sinalizada como o favorito de 60% do público que foi questionado. Já a Olimpíada (exibida na TV aberta, na TV fechada e no streaming) foi a escolha de 49% das pessoas. O futebol ainda é o maior interesse e conquista o público com a Copa do Brasil (43%), Brasileirão e Libertadores (41%).
Segundo o estudo, apenas 22% das pessoas estão satisfeitas com as modalidades transmitidas pela TV aberta e pelo resto da mídia. 24% do público acredita que o vôlei deveria ter mais espaço nas plataformas, a ginástica ficou com 23% e a natação com 20%. O futebol feminino tem conquistado espaço com o público e conta com 62% dos espectadores.
As marcas aproveitam o interesse e engajamento para conquistar e se aproximar dos consumidores. Mais de 60% dos entrevistados afirmam prestar atenção nas marcas que patrocinam eventos e campeonatos esportivos, enquanto 58% dizem valorizar marcas que investem nesse tipo de patrocínio. Mais de 60% das pessoas afirmam que compram produtos esportivos, sendo Nike e Adidas, com 49% das citações cada, as marcas favoritas.