A repórter Paula Araújo sofreu uma agressão antes de entrar ao vivo no Conexão GloboNews, na última segunda-feira (30). A profissional da Globo de São Paulo foi ofendida e levou um tapa de uma mulher que se dizia apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro. A agressora acusou a emissora de perseguir o político e aproveitou para chamar a empresa do jargão “Globo lixo”.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, tudo aconteceu em frente à sede da emissora no bairro da Vila Cordeiro, na zona sul paulistana. A jornalista se preparava para falar sobre as eleições municipais ao lado de um repórter cinematográfico quando, por volta das 10h, se deparou com a chegada de uma pessoa. A mulher tentou usar o tripé da câmera para agredir Paula Araújo, que conseguiu se defender. Em seguida, a comunicadora levou um tapa da agressora, que conseguiu fugir do local.
+ Três programas, série e Vale Tudo: Paulo Vieira estoura com renovação na Globo
+ Diretor de Eliana e do Chega Mais, Ariel Jacobowitz é demitido do SBT depois de 20 anos
A situação fez com que a entrada ao vivo de Paula Araújo fosse remanejada para o fim da edição do Conexão GloboNews. A funcionária da Globo não registrou um boletim de ocorrência.
Posicionamento do sindicato
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJ-SP) lamentou a situação que ocorreu com a repórter. “O Sindicato do Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia toda e qualquer violência contra os trabalhadores. Os jornalistas não podem ser confundidos com os donos dos meios de comunicação onde trabalham”, diz a nota.
“Há poucas semanas, o SJSP enviou às principais empresas de comunicação do estado um ofício reivindicando que as condições de segurança das e dos jornalistas sejam garantidas, principalmente num momento de cobertura eleitoral. Nesse documento, um dos pontos levantados é justamente a necessidade de as equipes saírem em pelo menos três pessoas – repórter, repórter cinematográfico e assistente. Dessa forma, situações como a que ocorreu hoje poderiam ser evitadas”, conclui o texto.