Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Daniela Beyruti escolhe braço-direito de Ratinho como novo chefão do SBT

Mauro Lissoni já se despediu da Rede Massa, em que trabalhou nos últimos 13 anos; executivo terá "superpoderes" na nova estrutura da emissora fundada por Silvio Santos

Foto de Mauro Lissoni, novo executivo do SBT
Mauro Lissoni se despediu da Rede Massa e está de malas prontas para o SBT (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhe:

Atualizado em 04/10/2024 – 16:56

O que era uma possibilidade no início da semana virou fato: já é possível afirmar que Mauro Lissoni, braço-direito de Ratinho durante mais de uma década, está de malas prontas para São Paulo. Ele, que atuava como diretor-geral da Rede Massa nos últimos 13 anos, se despediu oficialmente da emissora paranaense na tarde desta sexta-feira (4). Em um discurso feito aos profissionais que trabalhavam ao seu lado, ele sinalizou que está partindo para um novo desafio. O executivo topou a missão de tirar o SBT da lama e iniciará em suas funções na próxima segunda-feira, dia 7.

O TV Pop apurou que Lissoni não herdará diretamente nenhum dos cargos que ficaram vagos nos últimos meses, como a diretoria artística e o comando da área de Programação, comandadas até então por Fernando Pelegio (desligado em setembro de 2023) e Murilo Fraga (pediu demissão no último dia do mês passado), respectivamente. Fontes que acompanharam as negociações, que se estenderam durante semanas, apontam que ele exigiu contratualmente ter carta branca em todos os setores, sem nenhum tipo de exceção. Será, basicamente, como um executivo superpoderoso.

A exigência do agora ex-diretor da Rede Massa tem um motivo explícito: Mauro Lissoni trabalhou ao lado de Silvio Santos (1930-2024) durante mais de duas décadas, entre 1982 e 2005. Ele está acostumado com os mandos e desmandos, muitas vezes sem nenhuma justificativa plausível, dos membros da família Abravanel. Em um deles, no início de 2003, o executivo acabou rebaixado da noite para o dia em uma decisão do homem do Baú — ele respondia pela diretoria de Programação e acabou sendo deslocado para a gerência do mesmo setor.

A concessão de uma carta branca é uma demonstração clara de confiança de Daniela Beyruti ao trabalho do braço-direito de Ratinho. A herdeira de Silvio Santos tem boas lembranças do trabalho de Lissoni em São Paulo, já que foi na sua gestão que o SBT conquistou os melhores índices de audiência da história. Além disso, não era raro que ele, assim como outros diretores da Rede Massa, fossem convidados para dar palestras aos demais afiliados da rede. O canal paranaense virou um modelo a ser seguido em gestão e, principalmente, em resultados de audiência.

Foto de Mauro Lissoni e Ratinho
Braço-direito de Ratinho durante mais de uma década, Mauro Lissoni assumirá chefia do SBT (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Mauro Lissoni teve última missão difícil na Rede Massa

Antes de se despedir oficialmente do comando da operação televisiva do Grupo Massa, Mauro Lissoni teve uma missão pouco agradável: a sua última tarefa na empresa foi coordenar um corte de gastos em diversos setores, culminando com um passaralho que atingiu praticamente todas as áreas da TV Iguaçu, principal emissora da Rede Massa. O canal curitibano abriu mão de jornalistas, cancelou a edição regional do Primeiro Impacto. O processo foi encerrado na quinta (3) com o desligamento de Giselle Lima, que atuava como diretora de Jornalismo há menos de seis meses.

Lissoni será substituído na Rede Massa por Patrícia Cavallari, até então responsável pela gerência dos programas de entretenimento da afiliada. Ela dividirá o cargo de diretora-geral com as suas atuais funções, além de também ter herdado o comando dos produtos jornalísticos da emissora. Profissional experiente, a executiva dá expediente na emissora praticamente desde que a empresa foi comprada por Ratinho — ela entrou no conglomerado em novembro de 2008, oito meses depois do canal ter sido adquirido pelo apresentador.

A reportagem do TV Pop apurou que Mauro Lissoni já vinha, nos últimos dias, comunicando funcionários mais próximos sobre o seu próximo passo profissional. Para alguns deles, ele inclusive teria sinalizado algumas das mudanças que planeja fazer no SBT, como o deslocamento das versões locais do Tá na Hora para a faixa das 17h (elas atualmente entram no ar às 18h30, depois que Record e Band já estão com seus produtos regionais) e a ampliação do espaço destinado para produções regionais na faixa da manhã, drasticamente cortada desde a estreia do Chega Mais.

Lissoni, que até então negava ao TV Pop estar negociando com Daniela Beyruti, não retornou aos novos contatos feitos pela reportagem. No entanto, uma hora depois da publicação deste texto, um comunicado oficial foi divulgado pelo SBT confirmando as informações antecipadas pelo site. Confira a íntegra do anúncio feito pela emissora:

O SBT anuncia Mauro Lissoni como o seu novo Diretor de Programação e Artístico. O executivo assume o cargo a partir de segunda-feira, 7 de outubro. “Vivo um momento de muita gratidão e felicidade com o sentimento de que estou voltando para ‘casa’ onde tudo começou. E feliz por somar com um time de grandes profissionais”, ressalta.

Mauro Lissoni ficará sob a estrutura do Diretor de Produção, Leon Abravanel Júnior. Mauro Lissoni iniciou sua carreira na televisão em 1982, quando ingressou no SBT como office boy. Ao longo dos anos, passou por diversos setores dentro da emissora, absorvendo conhecimento sobre o fluxo e a operação de um canal de TV. Essa experiência abrangente e diversificada foi fundamental para que ocupasse o cargo de Diretor de Programação até 2004.

Em 2011, Mauro Lissoni aceitou um novo desafio. A convite do apresentador Ratinho (Carlos Massa), que também é acionista da Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, assumiu o cargo de Diretor de Programação, Conteúdo e Operações. Durante os últimos 13 anos, Mauro contribuiu para que a Rede Massa se consolidasse na vice-liderança no Paraná. A emissora não apenas cresceu em audiência, mas também se tornou referência em qualidade artística de programação e conteúdo.

A direção do SBT e colegas desejam todo sucesso a Mauro Lissoni neste novo desafio.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.