O presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro, Hugo Gross, manifestou seu descontentamento com a Globo. Ele criticou a gestão da teledramaturgia e a política de contratos que foi adotada há alguns anos, além de apontar interferências no trabalho dos autores.
A novela Mania de Você está enfrentando baixa audiência, o que reflete problemas na teledramaturgia. O Sindicato dos Artistas expressou preocupação. “A crise de audiência da novela Mania de Você é apenas um reflexo de uma desestruturação profunda que atinge a teledramaturgia da TV Globo sob a gestão de José Luiz Villamarim, diretor de dramaturgia”, sinalizou.
O Sindicato dos Artistas sinalizou que acredita que a emissora esteja se afastando do padrão que sempre manteve. “Parece ter se afastado dos pilares de talento, criatividade e profissionalismo que outrora definiram o Padrão Globo de Qualidade”, pontuou.
“Autores e roteiristas, como João Emanuel Carneiro, além de outros importantes nomes da dramaturgia, têm enfrentado alterações e cortes de cena propostos pela direção, que afetam diretamente a liberdade de criação. Esses profissionais, com artistas e técnicos, colocaram a Globo como líder de audiência por décadas, construindo um legado que merece respeito”, declarou.
O Sindicato dos Artistas afirmou que o talento da emissora tem sido comprometida. “Essa excelência tem sido comprometida por uma gestão que, em nome de movimentos voltados para o impacto nas redes sociais, tem feito julgamentos precipitados e adotado posturas que não priorizam o talento e a competência profissional. Vemos artistas e diretores sendo perseguidos, afastados ou marginalizados, muitas vezes não por suas capacidades artísticas, mas por discordâncias em relação às diretrizes atuais”, disse.