Manuela Dias recebeu muitas críticas nas redes sociais depois de dar detalhes sobre o remake de Vale Tudo (1988), da TV Globo. A autora explicou que fará mudanças na personagem Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall (1926-2018) na trama original, o que acabou decepcionando alguns fãs do folhetim que esperavam uma vilã sem noção e preconceituosa, assim como era a megera da primeira versão.
“Gilberto Braga (1945-2021), com Odete, estava extrapolando a válvula de escape de poder criticar o Brasil exacerbadamente. Hoje, provocar os mesmos efeitos não implica usar os mesmos recursos. Odete era julgada por ser sexualmente ativa aos 60. E hoje? Não estou dizendo que ela vai ser feminista, mas são diferenças”, avaliou ela, em entrevista ao portal F5, da Folha de S.Paulo.
Pela primeira vez na história, Globo fica 3 dias seguidos abaixo dos 10 pontos de ibope
Afastado das novelas, Luis Melo é escalado para o elenco do remake de Vale Tudo
“Odete seguirá sendo uma vilã, mas sua vilania está muito ligada ao momento. Vale Tudo foi a novela da volta da democracia, e naquele momento falar mal do Brasil, ou pode falar mal, era resistência, era revolucionário, era novo. Hoje, não é mais. A gente está saturado disso”, continuou.
Manuela Dias afirmou que seu trabalho será pautado completamente nos dias de hoje, com os costumes e dilemas que as pessoas vivem atualmente. “Muita coisa mudou. Temos a sensação de que a agenda social não avança, mas avançou muito. Alcoolismo não era considerado doença, então Heleninha Roitman era vista como uma pinguça que bebia porque tinha vontade. O machismo era ainda pior, então todos os personagens homens batiam ou ameaçavam bater nas mulheres”, refletiu.
A autora de Vale Tudo acabou se tornando alvo de muitas críticas nas redes sociais depois de explanar como será Odete Roitman em sua releitura. “A Odete é uma personagem emblemática que representa a elite brasileira nojenta e ignorante. Ela tinha a possibilidade de fazer uma bolsonarista escrotaça. A realidade deu de presente os exemplos perfeitos para ela se inspirar. Mas não, ela acha que Vale Tudo não é sobre a sociedade”, escreveu uma internauta do X chamada Mulher Tamarindo.
Outro perfil chamado Sério Santos publicou uma cena polêmica de Odete Roitman expondo seu ódio pelo Brasil para rebater as falas de Manuela Dias. “Essa Odete Roitman de Vale Tudo é uma das personagens mais atuais da história. Ainda mais diante da ascensão da extrema direita. Nas manifestações golpistas, o que mais tem é idosa assim. Dizer que isso não existe mais é de uma ignorância sem precedentes”, detonou.